Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Coral da Argentina se apresenta na festa da padroeira de Natal

                                                                                        (Foto: página do Coral no Facebook)

Na programação da festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal, a noite desta terça-feira, 15, será especial. Nesta data, serão comemorados os 28 anos da dedicação da Catedral Metropolitana de Natal. 
A celebração, na noite do dia 15, também será em ação de graças pelos 25 anos da realização do 12º Congresso Eucarístico Nacional, sediado na capital potiguar, e que contou com a presença do então Papa João Paulo II, hoje São João Paulo II.
A programação festiva, nesta terça-feira, iniciará às 18 horas, na Catedral Metropolitana, com a recitação do terço. Às 19 horas, haverá uma apresentação do Coral Antique Cordova Ensemble, de Córdoba, na Argentina. Logo após, às 19h30, será celebrada missa solene, presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.
Catedral Metropolitana
Com a criação da Diocese de Natal, em 29 de dezembro de 1909, pela Bula Apostolicam in singulis, do Papa Pio X, a então Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, na capital, recebeu o título de Catedral.
A população de Natal cresceu e a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação tornou-se pequena para acolher os fiéis. Após longos anos e alguns projetos, a Arquidiocese de Natal ganhou, enfim, uma nova Catedral, construída na Praça Pio X, no centro da capital potiguar, inaugurada em 21 de novembro de 1988.
Dom Antônio Soares Costa, então bispo auxiliar de Natal, coordenou a comissão responsável pela construção, que demorou 15 anos para ser inaugurada. O projeto arquitetônico ficou a cargo do arquiteto Marconi Grevi. Além do templo, onde há as celebrações, há o Centro Pastoral e Administrativo da Arquidiocese, no subsolo da Catedral. Também, na cripta da Catedral, está situada a capela dedicada ao Santíssimo Sacramento, inaugurada pelo Papa João Paulo II, em 12 de outubro de 1991.
Congresso Eucarístico
Há 25 anos, Natal teve a oportunidade de contar com a presença de um santo em solo potiguar. O então Papa, hoje São João Paulo II, visitou a cidade por ocasião do 12º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), realizado de 6 a 13 de outubro de 1991. O evento reuniu milhares de pessoas e contou com diversas atividades.
O ponto alto da programação aconteceu nos dias 12 e 13, com a presença do Papa João Paulo II. A chegada dele à Praça do Congresso, no Papódromo, situado no espaço do Centro Administrativo do Estado, aconteceu no início da noite do sábado, quando foi realizada a vigília eucarística. No domingo, às 9 horas, foi celebrada a missa de encerramento do Congresso, presidida pelo Santo Padre.
Festa da padroeira
De 11 a 21 de novembro, acontece a celebração em honra de Nossa Senhora da Apresentação. Diariamente, às 5 horas, acontece Caminhada com Maria, da Igreja do Rosário para a antiga Catedral, concluindo com Missa. Também, na antiga Catedral, às 16h30, há recitação do ofício de Nossa Senhora, e, às 17h30, missa.
Já, na Catedral Metropolitana, há celebração de missa às 8h, às 11h e às 16h30 (de segunda a sexta), às 11h e às 16h30 (sábado), e às 7h, 11h e às 19h (domingo). De terça a sexta-feira, das 14h30 às 16h30, há atendimento de confissões. Às 18h, recitação do terço e, às 19h, novena.
Os festejos seguem até 21 de novembro.
A programação completa da festa está no http://arquidiocesedenatal.org.br/festadaapresentacao2016.
Fonte:http://arquidiocesedenatal.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário