Páginas

domingo, 9 de outubro de 2016




Eleito com 10.510 votos, o vereador Raniere Barbosa (PDT), campeão de votos em Natal, poderá dar um passo adiante na sua carreira política: assumir a presidência da Câmara Municipal de Natal e, posteriormente, disputar a prefeitura pela sucessão do prefeito Carlos Eduardo (PDT), reeleito no domingo passado. Estes são caminhos que se desenham no quadro político mas que nenhum personagem admite trilhá-los. 
 
Em entrevista ao vivo transmitida pela página ao vivo do NOVO Jornal no facebook, o parlamentar disse que seu nome está posto para os próximos desafios, mas que não dependerá dele, e sim, do seu grupo e também do respaldo da população. Ele disse a Câmara precisa se aproximar mais da comunidade. 
 
Para a Câmara Municipal, as articulações da sucessão do presidente atual, Franklin Capistrano (PSB), já começaram mas ainda será necessário esperar que a nova composição eleita no último domingo comece a legislar. São 14 novos parlamentares, entre as 29 vagas. “Para ser presidente precisa ser líder de um colegiado e só colocarei meu nome se meus colegas avaliarem, convocarem e colocarem meu nome para ser”, disse o parlamentar que é líder da bancada governista.
 
Para ele, a Câmara precisa ter um diálogo mais próximo com a comunidade, ampliar projetos como a Escola do Legislativo, o Câmara Verde na área ambiental, a Procuradoria Comunitária, Rádio e TV Câmara. “A Câmara não pode se limitar apenas ao plenário, este é o discurso e conceito que teremos agora. É esse o comportamento que estou propondo e se os colegas acharem que sou um bom nome, poderei ser (presidente), mas são 29 nomes e creio que todos têm capacidade”, enfatizou.
 
Sobre uma possível eleição do prefeito Carlos Eduardo ao governo do estado em 2018, Raniere disse que o prefeito poderá se habilitar para tanto. “Carlos Eduardo ou qualquer político eleito em primeiro turno, se der continuidade ao trabalho, se habilita no futuro a um cargo maior. A dinâmica da política, muitas vezes, gera provocação da própria população”, pontuou o vereador.
 
Quanto a suceder o prefeito em 2020, Raniere Barbosa não descarta a possibilidade, mas prefere esperar o desenrolar dos fatos nos próximos quatro anos. “Se eu fui o vereador mais votado em Natal, a minha responsabilidade é ampliar esse meu trabalho. Se para 2020 Raniere estará habilitado, a população é quem vai dizer. Em quatro anos a política é cíclica e efêmera”, pontua, relatando que em dois anos é que vai se avaliar o melhor e mais habilitado no grupo. “O desempenho de cada um é que vai dizer quem tem capacidade de ser candidato. Pode até haver desejo pessoal, mas o desejo maior tem que ser da população”, diz.
 
Líder do prefeito na Câmara,  o vereador diz que ainda não foi possível discutir sobre a composição das bancadas com os eleitos, mas acredita que Carlos Eduardo terá novamente maioria na Casa  próximos quatro anos. “Acho que quem for oposição, que seja de forma a contribuir. Percebo que temos condições de ter maioria a favor, mas que seja uma maioria qualificada que ajude o prefeito a atender a população”, sugere.
 
A eleição dos novos vereadores foi elogiada por ele que citou os novatos Natália Bonavides (PT) e Robson Carvalho (PMB) e disse que a saída de Amanda Gurgel (PSTU) e de Marcos Antônio (PSOL), grandes opositores à gestão do prefeito Carlos Eduardo, vai enriquecer debate na Câmara a partir de agora. “Muitas vezes se torna um debate repetitivo de críticas e mais críticas em torno do prefeito que foi bem avaliado, mas reconheço que Amanda foi uma boa vereadora e fez um bom mandato”, avaliou.
 
Os novatos devem oxigenar o debate e isso é bom para a alternância do poder, disse.  “Boa parte é de jovens e vão se somar a quem já tem mandato, inclusive a decanos. Haverá o confronto de experiência com inovação e torço para que este conhecimento venha convergir pelo bem da sociedade”, declarou.
 
Ele disse não ter intenções de assumir nenhuma secretaria em detrimento do mandato que conseguiu renovar. O trabalho como secretário de Serviços Urbanos, citou, o fez se aproximar e conquistar o público, como ele se refereiu aos eleitores ligados às feiras livres, aos permissionários dos mercados públicos, aos ambulantes e aos artesãos,  que reconheceu o seu trabalho reelegendo-o com a maior quantidade de votos entre os candidatos. 

Fonte:http://novojornal.jor.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário