Páginas

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

TCU encontra indícios de irregularidades em 34% das campanhas eleitorais deste ano

                                                  Foto:www.facebook.com/TCUoficial/photos

Em cada três doações para candidatos à eleição de outubro, pelo menos uma pode ser irregular. É o que mostra o levantamento que o Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou nessa segunda-feira (5) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

São casos de gente que consta nos registros oficiais como morta, mas aparece como doadora de campanha. Ou então, pessoas com baixa renda que fazem doações de alto valor.

Existem indícios de irregularidades em quase 39 mil das 114 mil doações, o que representam 34% do total. Número alto, segundo o presidente do TSE, Gilmar Mendes.

Além dos doadores, algumas suspeitas recaem também sobre os fornecedores. São empresas que estão em listas de pagamentos das campanhas eleitorais, mas muitas vezes não têm nenhum funcionário ou registro na Receita Federal. De acordo com o levantamento do TCU, nesse caso, o índice de possíveis irregularidades é bem menor, 2%.

A partir deste ano, a prestação de contas das campanhas precisa ser feita até 72 horas após cada pagamento.


Com essas informações, o TCU e o TSE vão cruzar os dados com outros órgãos públicos. O presidente do TCU, Artur Cedraz, afirmou que ter eleições mais transparentes fortalece a democracia.


A lista com suspeitas de irregularidades será atualizada toda semana. As informações serão repassadas aos juízes de primeira instância, que vão investigar as denúncias.

De acordo com o TSE, 493 mil pessoas se candidataram às eleições municipais deste ano e mais de 10 mil já abandonaram a disputa porque tiveram algum problema com a Justiça Eleitoral.

Fonte:http://radioagencianacional.ebc.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário