Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Projeto de Agripino sobre empreendedorismo rural é aprovado na Câmara



A possibilidade de jovens do campo fazerem cursos gratuitos de capacitação técnica está mais próxima de ser alcançada. A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (13), por unanimidade, projeto de lei (PLS 103/2015) do senador José Agripino (RN) que oferece, via Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), cursos de profissionalização, além de uma bolsa-educação, para jovens empreendedores do campo. O projeto segue para a Comissão de Educação.

O projeto de Agripino altera a Lei 11.692/2008, que trata do programa Projovem, e estabelece que o Projovem Campo deve oferecer cursos técnicos para o empreendedor rural. Os candidatos deverão ter entre 16 e 29 anos e morar no campo. Também precisam saber ler e escrever; ter concluído o ensino fundamental ou estar cursando o ensino médio. O beneficiário receberá ainda bolsa no valor de R$ 100 por um período mínimo de seis e máximo de 12 meses.
“Esse projeto tem um significado especial porque ajuda o jovem do campo, que muitas vezes não é beneficiado por outros programas de educação. Oferecer a esse jovem cursos técnicos que mostrem a ele outros caminhos para empreender pode ajudar não somente esse jovem como todo a família que vive no campo”, acredita José Agripino.

O relator da matéria, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), elogiou a proposta do senador potiguar e disse que a proposta pode mudar a realidade de muitas famílias que vivem no meio rural. “A capacitação dos jovens do campo para o empreendedorismo e gestão de negócios rurais é de absoluta importância para o progresso econômico-social das famílias e da  agricultura familiar bem como para incentivar a sucessão rural”, destacou o parlamentar.


Fotos: Mariana Di Pietro 

Rominna Jácome
Assessora de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário