Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Sesap garante funcionamento do Maria Alice e faz repasses às cooperativas

                                                                          Foto:agorarn.com.br

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está agilizando todos os processos administrativos a fim de solucionar com a maior rapidez possível a falta de profissionais médicos no Hospital Maria Alice Fernandes. 

Para suprir as lacunas nas escalas de plantão, a Sesap está realizando a contratação emergencial de profissionais médicos (intensivista pediatra) a fim de garantir o pleno funcionamento da unidade.

De acordo com a secretária adjunta da Sesap, Denise Aragão, a Secretaria está realizando um verdadeiro mutirão para que a UTI da unidade hospitalar e o pronto-socorro estejam funcionando normalmente até a próxima segunda-feira (1). 

Para tratar deste problema, a secretária adjunta participou na manhã desta quinta-feira (28) de uma reunião na sede do hospital juntamente com diretores, médicos, servidores e outras entidades preocupadas em solucionar a questão. 

Estavam presentes representantes do CRM, CREMERN, Defensoria Pública, Movimento Criança Viva, Sindsaúde, além do presidente do TJRN, desembargador Cláudio Santos.
Para os meses subsequentes, a Secretaria está preparando uma licitação para a contratação dos profissionais. Uma outra alternativa, a médio prazo, é a realização de concurso público para a contração de médicos efetivos para o Hospital Maria Alice Fernandes e outras unidades hospitalares do RN. 

A este respeito a coordenadoria de Recursos Humanos da Sesap já realizou um levantamento das reais necessidades junto às unidades e enviou o projeto para ser avaliado pela Controladoria Geral do Estado (Control).

“Estamos fazendo uma força-tarefa para essa contratação emergencial, a fim de completar as escalas de agosto e em paralelo um processo licitatório para nos prevenirmos quanto aos outros meses. Esse impasse não é admissível, porque o Hospital Maria Alice ao invés de recuar, tem é que ampliar o seu atendimento. Temos médicos pediatras interessados na prestação do serviço e já estamos na fase de finalização do processo de licitação”, afirmou a secretária adjunta.  
Um plano de atenção rápida está sendo construído com objetivo de também ampliar os leitos do hospital. De acordo com a direção da unidade, devido ao déficit de profissionais – agravado pela quantidade de servidores que estão se aposentando, em férias ou de licença médica – o problema vem acontecendo de forma recorrente a partir da segunda quinzena do mês. Nos demais dias, a unidade funciona normalmente. 

Denise Aragão afirmou que a Sesap está realizando ações para solucionar o problema da falta de médicos com um planejamento para contratações a curto, médio e longo prazo e que está orientando os hospitais e demais unidades que se planejem e informem à Sesap quanto à quantidadede servidores de carreira que estão requerendo aposentadoria.   
Repasse
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou na manhã desta quinta-feira (28) o repasse para as cooperativas médicas no valor de R$ 674 mil, referentes ao mês de abril, pelos serviços prestados no Hospital Walfredo Gurgel, assim como de R$ 526 mil, relativos a maio, para os serviços prestados no Hospital Santa Catarina.

Fonte:http://www.rn.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário