Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2016

PARNAMIRIM: INSEGURANÇA, LIXO, ILUMINAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS TEMAS DE DEBATE ENTRE AUTORIDADES E COMUNIDADE.





Nesta quarta-feira (26), aconteceu uma importante reunião-debate entre moradores dos distritos de Parnamirim:Nova Parnamirim, Cidade Verde, Eucaliptos, COOPHAB, Parque das Árvores, Caminho do Sol e adjacências e autoridades e representantes do Executivo e Legislativo parnamirinense.

O evento que ocorreu entre 20h00 e 22h30h, reuniu no pátio da Igreja Matriz da Paróquia do Beato Mateus Moreira, em Cidade Verde, dezenas de cidadãos e cidadãs moradores da região, além do Tenente-Coronel Dimas Vicente - Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela área, Delegado Civil  Dr. Lourival Pimetel, Naur Ferreira, Secretário Municipal de Obras, Gutemberg Xavier de Paiva,  Secretário de Limpeza Urbana, Deputado Estadual Carlos Augusto Maia(PSD), Vereadores Kátia Pires, Ricardo Gurgel e Giovani Júnior, a enfermeira responsável pelo projeto Fumo Zero, Irinalva e o pré-candidato à vereador o policial militar Ricardo Freire. 

Durantes mais de 2 horas, as autoridades policiais, administrativas e políticas do município ouviram as reclamações, reivindicações, denúncias, queixas dos representantes da população e fizeram suas explanações sobre o possível atendimento ou não das demandas, colocando as dificuldades financeiras da Prefeitura e do Estado do RN, mas se prontificaram a buscar meios de executar medidas que amenizem a situação caótica, classificada por muitos, nos questões da segurança pública e infraestrutura de pavimentação e saneamento, manutenção das lagoas de captação, entre outros problemas.

Dois assuntos que deixaram os moradores da COOPHAB frustrados e preocupados:

O representante do setor policial explicou a dificuldade de operar a segurança pública da área devido a falta de recursos financeiros e humanos. Faltam viaturas, efetivo e condições financeiras ao Estado do RN para adquirir mais viaturas ( hoje apenas 06 e 2 estão avariadas) para o município de Parnamirim com mais de 200 mil habitantes e um efetivo tanto na Polícia Militar quanto a Civil insuficiente para dar a sensação de  Segurança Pública à população. Prefeito existe, sim, boa vontade e dedicação dos integrantes das Polícias Militar de Civil de realizar um trabalho com o máximo de empenho, superando muitas deficiências,  para atender os anseios dos moradores. A reabertura do Posto Policial da COOPHAB, um sonho e uma necessidade dos cidadãos e cidadãs que residem na comunidade ficou a decepção da impossibilidade, no momento, de vir acontecer pelas razões já explicitadas. Outro ponto discutido foi a falta da Guarda Municipal em Parnamirim, para apoiar a polícia e assim, amenizar, um pouco, os problemas que a violência vem causando à população. Atualmente, nâo existe a Guarda Municipal de Parnamirim. O Comandante Dimas e o pré-candidato Ricardo Freire concordaram que a presença de uma Guarda Municipal contribui muito com o trabalho da polícia. 

Outra questão que aflige os residentes na COOPHAB e adjacências é a construção da Escola no Parque das Nações, cujo local já existe.Segundo explicação do Secretário e pré-candidato a Prefeito do município Sr. Naur Ferreira, o projeto de construção e a decisão da atual  Administração  para tocar a obra esbarram em questões burocráticas promovidas pela direção da COOPHAB que  tem colocado dificuldades e entraves legais para repassar a propriedade do terreno do colégio para o município de Parnamirim, prejudicando centenas de crianças e jovens, além dos pais, que exigem há muito tempo a edificação de uma unidade escolar para atender as comunidades da COOPHAB, PARQUE DAS ÁRVORES, CAMINHO DO SOL E ADJACÊNCIAS!

O Secretário Naur ainda ressaltou que a mesma questão burocrática entre Prefeitura e a Cooperativa tem influência direta na construção e recuperação da pavimentação das ruas e avenidas da comunidade  (Av. Brasil, Japão, Agenor Maria e outras).




Fotos:Jéssica Nayara Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário