Páginas

sábado, 3 de outubro de 2015

TOUROS: A FORÇA DO MAR

                                                               Foto: Francisco de Assis

O período das ondas altas e a força do mar continua atingindo as praias de Touros  e assustando a população deixando-a preocupada, principalmente os proprietários de imóveis próximo à praia.

Segundo a Capitania do Portos, o coeficiente de marés do domingo passado(27) chegou a 113 (muito alto), com altura de preia-mar registrada em 2,6cm. A altura máxima já registrada nas tabelas de marés para a preia-mar a de Touros foi de 2,7cm.

Não é de hoje que a cidade de Touros sofre os efeitos da força da natureza, pois muitas pessoas construíram suas casas e comércios sobre as dunas e áreas de maré, que com o avanço natural dos oceanos,  serão forçados a saírem e desocuparem o espaço que nunca deveriam terem ocupados.



Mas segundo o portal especializado http://www.tabuademares.com/br/rio-grande-do-norte/touros, neste final de semana, as ondas estão entrando em período de normalização:
coeficiente de marés deste sábado(03) é 57 (médio)

As alturas das marés de hoje são 0,3 m2,1 m0,5 m y 2,0 m. Podemos comparar estes níveis com a preia-mar máxima registrada nas tabelas de marés de Touros que é de 2,7 m e a altura mínima -0,1 m.


No gráfico de preia-mares e baixa-mares, podemos observar que neste domingo (04) a primeira baixa-mar será às 2:55 e a seguinte baixa-mar às 15:30. A primeira preia-mar será às 9:35e a seguinte preia-mar às 22:00.

Já neste domingo (04):
coeficiente de marés será 45. O valor do coeficiente é baixo, portanto a amplitude (diferença entre a preia-mar e a baixa-mar) será mais baixa do que em outras ocasiões e também as correntezas serão pequenas. As alturas das marés serão 0,5m1,9 m0,7 m y 1,8 m. Podemos comparar estes níveis com a preia-mar máxima registrada nas tabelas de marés de Touros que é de 2,7 m e a altura mínima -0,1 m.


Fonte:http://www.tourense.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário