Páginas

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Caern amplia rodízio d’água em mais nove cidades do RN



Na região Alto Oeste do Rio Grande do Norte, mais nove municípios vão entrar na lista de abastecimento d'água por rodízio. Com esses, serão 20 os municípios com algum tipo de rodízio, segundo informou ontem (24) a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A partir do próximo fim de semana, entram no sistema de rodízio: Coronel João Pessoa, Frutuoso Gomes, Lucrécia, Martins, Portalegre, Riacho da Cruz, Viçosa, Marcelino Vieira e Venha Ver. No Seridó, cinco bairros da zona urbana da cidade de Caicó começaram a ser abastecidos, ontem por meio de carros-pipa.
Em atendimento emergencial, cada um dos moradores dos bairros de Salviano Santos, Samanaú, Nova Caicó, Recreio e Alto da Boa Vista estão recebendo 200 litros de água por carro-pipa.  Desde o início da semana, a Caern está realizando uma operação técnica para que o Açude Itans atenda, temporariamente, uma maior parte da cidade – cerca de 70%. O açude estava responsável por aproximadamente 30% do abastecimento da cidade. 
 
A Companhia explicou que, por estarem em áreas mais altas da cidade, os bairros Recreio, Alto da Boa Vista, Samanaú, Nova Caicó e Salviano Santos, não poderão ser contemplados com a água vinda do açude, daí a necessidade de acionar os carros-pipa. A crise hídrica em Caicó, foi intensificada no último fim de semana, com uma baixa abrupta do nível do Rio Piranhas-Açu. Este baixo nível ensejou uma maior abertura das comportas do Açude Curemas, na Paraíba. 
 
A liberação havia sido autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA), na segunda-feira (22), contudo um problema técnico na comporta, gerida pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), impediu que a medida fosse tomada. O Governo do Estado solicitou o empenho dos órgãos envolvidos para a resolução deste problema. Com isso, o abastecimento na cidade de Caicó, de São Fernando e de Timbaúba dos Batistas pode levar cerca de dez dias para estar regularizado. Caicó já está passando por um rodízio no abastecimento de água.
De acordo com a Caern, as cidades de Coronel João Pessoa, Frutuoso Gomes, Lucrécia, Martins, Portalegre, Riacho da Cruz e Viçosa serão abastecidas normalmente, de segunda a sexta, e terão seus abastecimentos interrompidos aos finais de semana. Já em Marcelino Vieira, o abastecimento será feito diariamente das 3h30h às 14h, sendo interrompido, consequentemente, das 14h às 3h30. A cidade de Venha Ver será abastecida das 6h às 18h, de segunda a sábado, e terá seu abastecimento interrompido, das 18h às 6h; e aos domingos durante as 24h. No Estado, a seca prolongada já forçou a parada total do abastecimento através da Caern em nove cidades.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA FEMURN

Nenhum comentário:

Postar um comentário