Páginas

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Henrique Alves toma posse no Turismo e promete ajudar na articulação política

                                                                                                                                    José  Cruz/Agência  Brasil


A presidenta Dilma Rousseff empossou hoje (16) o ex-deputado Henrique Eduardo Alves como ministro do Turismo, em substittuição a Vinícius Lages. Em rápida cerimônia no Palácio do Planalto, ela agradeceu a dedicação e o profissionalismo de Lages e desejou “muito trabalho e sorte” a Henrique Alves nas novas funções.

Após ser empossado, Alves disse que sua tarefa principal é fazer do turismo uma agenda cada vez mais econômica, social e política. Ele disse que está também disposto a ajudar o vice-presidente Michel Temer na articulação política do Executivo com o Legislativo. 

O novo ministro presidiu até 2014 a Câmara dos Deputados e este ano deixou a Casa após 44 anos como deputado federal pelo Rio Grande do Norte.

“Essa é a missão do vice-presidente, que já conversou comigo e com o ministro [da Aviação Civil, Eliseu] Padilha, pela proximidade que nós temos, e por conhecermos tão bem o Congresso Nacional, todos os partidos, parlamentares, poderemos ajudar, sim, nesse trabalho, para que o Congresso Nacional e o Executivo tenham cada vez mais um bom relacionamento.”

O ministro disse que, se for convocado por Temer, que na semana passada assumiu a coordenação das funções antes desempenhadas pelo ministro de Relações Institucionais, poderá auxiliar, inclusive, na negociação com os deputados e senadores em prol da aprovação do ajuste fiscal. Referindo-se ao Congresso, ele afirmou que, se precisar entrar em campo, entrará. "Chuteira, calção, camisa, tudo pronto.”

Em discurso, Dilma Rousseff defendeu os potenciais turísticos do Brasil. Além de estimular os brasileiros a viajar internamente, ela destacou o papel dos bens imateriais oferecidos aos estrangeiros que vêm ao Brasíl, como a receptividade. Em sua opinião, a indústria do turismo tem imensa “importância para o crescimento do país”. 

De acordo com a presidenta, nos 13 meses em que esteve no cargo, Vinícius Lages “levou o turismo a galgar novos passos. Chegou trazendo grande conhecimento técnico sobre indústria do turismo. Sem dúvida, ele deixa um legado”. Ao saudar Henrique Eduardo Alves, Dilma o classificou de “parceiro de tantas horas no Congresso Nacional”, e disse estar certa de “que ele vai trabalhar muito para que o Brasil esteja cada dia mais capacitado a dar boas-vindas” aos turistas, gerando “mais renda, mais e melhores empregos”.

Esta é a quinta troca ministerial promovida por Dilma no segundo mandato, que começou no dia 1º de janeiro. Com a transferência das funções da Secretaria de Relações InstitucionaisI para a Vice-Presidência da República, o ministro Pepe Vargas assumiu nesta manhã a Secretaria de Direitos Humanos no lugar de Ideli Salvatti.

Os ministros Mangabeira Unger, Edinho Silva e Renato Janine assumiram as pastas de Assuntos Estratégicos, de Comunicação Social e da Educação em substituição a Marcelo Neri, Thomas Traumann e Cid Gomes, respectivamente. 

Após essa mudança, a presidenta deve começar a discutir as nomeações para cargos de segundo e terceiro escalões no governo. Nesta semana, o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, disse que provavelmente no fim de semana já será possível ter um retrato quanto a esses cargos.

Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário