Páginas

quarta-feira, 18 de março de 2015

Nesta quinta-feira será comemorado o Dia do Artesão

ASSECOM/SETHAS                                                                                                                                                                         


Nesta quinta-feira (19) é comemorado o Dia do Artesão e o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), vai homenageá-los com uma extensa programação no Parque das Dunas, antigo Bosque dos Namorados. 

“Nosso papel é de fomentar e valorizar o trabalho dos artesãos do Rio Grande do Norte e nada mais justo do que comemorarmos hoje o dia deles numa grande confraternização”, explicou a secretária da Sethas, Julianne Faria. Atualmente, o artesanato potiguar consolida-se como uma fonte de renda para famílias que buscam melhorias nas condições socioeconômicas. 

Com o Programa do Artesanato Potiguar (Proart), a Sethas garante, o ano inteiro, a participação dos artesãos potiguares em feiras, exposições e eventos em todo o país. 

Além de garantir a difusão e valorização do trabalho do artesão potiguar, o Proart também trabalha para resgatar e manter vivas as diversas manifestações artesanais do Rio Grande do Norte. Recentemente, por exemplo, foi descoberto um grupo de mulheres que fazem bordado renascença com sisal. 

“Essa arte está praticamente extinta e apenas essas dez mulheres de uma comunidade rural de São Gonçalo do Amarante dominam essa técnica. 

Vamos trabalhar para que ela permaneça viva para as próximas gerações”, ressalta a coordenadora do Proart, Salmira Torres. As produções dos artesãos potiguares são classificadas nas seguintes tipologias: cerâmica utilitária e decorativa, fibra vegetal, palha, renda, bordado e trabalhos manuais (esculturas em papel, madeira e arame, crochê, trabalhos com tecido ou materiais recicláveis, entre outros). 

Programação no Parque das Dunas 7h às 10h – Café da manhã 10h – Apresentação da Banda da Polícia Militar 11h – Missa em Ação de Graças celebrada pelo monsenhor Lucas Batista 12h às 14h Almoço – show de Isaque Galvão 14h – Apresentação do Pastoril de Jardim de Angicos 15h – Apresentações culturais da Fundação José Augusto 16h – Encerramento 

Fonte:http://www.rn.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário