Páginas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Jordânia e Israel fecham acordo para levar água do Mar Vermelho para o Mar Morto



A Jordânia e Israel assinaram hoje (26) em Amã um acordo para combater a escassez de água na região, por meio da transferência de água do Mar Vermelho para o Mar Morto. 

Segundo a agência de notícias jordaniana Petra, o acordo abrange a “execução da primeira parte” de uma carta de intenções assinada em dezembro de 2013, em Washington, entre representantes de Israel, Jordânia e da Autoridade Palestiniana para tentar salvar o Mar Morto.

O acordo prevê a construção de um sistema de bombeamento anual de 300 milhões de metros cúbicos de água do Mar Vermelho para o Mar Morto. Parte da água deverá ser canalizadas através de quatro condutores para o Mar Morto, um mar fechado, com elevada concentração de sal e que corre o risco de secar até 2050. 

Outra parte da água será dessalinizada e distribuida em Israel e Jordânia. O acordo prevê também fornecer aos palestinos 30 milhões de metros cúbicos de água dessalinizada por ano.

“A Jordânia vai preparar nas próximas semanas os documentos para lançar um concurso para iniciar os trabalhos”, disse o ministro da Água jordaniano, Hazem Nasser. Para o ministro da Cooperação Regional israelense, Silvan Shalom, "esta cooperação construtiva entre Israel e a Jordânia vai permitir ajudar a reabilitar o Mar Morto e a criar uma solução para a falta de água na Jordânia e no sul de Israel”.

O acordo foi assinado na presença de representantes dos Estados Unidos e do Banco Mundial.

Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário