Páginas

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Secretárias da Juventude e das Mulheres tomam posse segunda-feira (26)

                                                                                                                                    Rayana Mainara



O Governador Robinson Faria empossará as Secretárias Extraordinárias da Juventude, Maria Divaneide Basílio, e de Políticas Públicas para as Mulheres, Maria Teresa Freire da Costa, segunda-feira (26), às 16h, no Auditório Master da Escola de Governo Dom Eugênio Sales.  

As duas pastas foram criadas pela nova gestão estadual para atender as demandas de ambos os públicos que necessitam de políticas para favorecer a inclusão social. 

Segundo a Secretária Extraordinária da Juventude, Maria Divaneide Basílio, o objetivo principal da pasta é “garantir políticas públicas para juventude, criar o Conselho Estadual da Juventude e integrar o Plano Nacional Juventude Viva, auxiliar os municípios na realização das conferências municipais e organizar o evento em âmbito estadual”, além de fazer a articulação intersetorial entre os diversos setores do governo no que diz respeito às políticas para os jovens. 

A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as mulheres, como o próprio nome diz, tem o objetivo de construir um plano de trabalho voltado para políticas e ações que possam qualificar e modificar a situação atual das mulheres potiguares. 

“Queremos implantar políticas de sustentação e enfrentamento as situações de violência doméstica, assistência à saúde, participação nos espaços de poder e decisão do estado, de trabalho e qualificação das mulheres do campo e das cidades, jovens, negras e quilombolas, a fim de promover a autonomia e melhorar a qualidade de vida das mulheres”, explicou a Secretária Maria Tereza Freire da Costa. 

Currículo - Maria Divaneide Basílio Graduada em Ciências Sociais, é bacharel em Antropologia e Política, e mestre em Ciências Sociais pela UFRN, onde também cursa doutorado na mesma área. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional da Juventude do Governo Federal, além de ter exercido a função de Consultora Nacional do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura e Coordenadora do Programa PDA Caminhos do Sol/Visão Mundial. - Maria Teresa Freire da Costa Servidora Pública Estadual. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (1985), com especialização em Saúde Pública (1992), Educação Sexual (2000), Intervenção Familiar Sistêmica (2004) e em Gestão de Hospitais Públicos (2008) e Mestre em Saúde Coletiva pela UFRN (2013). 

Foi Coordenadora técnica da Organização Feminista Bandeira Lilás e do Ponto de Cultura “Mulheres Arteiras” e compõe a Coordenação Estadual da Marcha Mundial das Mulheres. Coordenou em conjunto com a Direção o processo de implantação do modelo de gestão participativa no Hospital Regional Giselda Trigueiro que aposta no SUS que dá certo e na participação dos trabalhadores. 

Fonte:http://www.rn.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário