Páginas

quinta-feira, 31 de julho de 2014

UBS Lagoa Seca suspende atendimento para reparos na rede elétrica




Com a finalidade de manter os serviços de qualidade e com seguranças para os usuários, a Unidade Básica de Saúde - UBS Lagoa Seca, da Secretaria Municipal de Saúde, suspende temporária as suas atividades nesta quinta- feira 31, e sexta feira 1º.
  • A interrupção dos serviços ocorre devido à manutenção e reparos necessários na rede elétrica interna, conforme orientação do Departamento de Infraestrutura Física e Tecnológica (DIFT) da SMS.

    A UBS Lagoa Seca ficou sem energia elétrica, motivado por curto circuito ocasionado pelas chuvas em Natal.

    Os usuários com consultas marcadas serão reagendados, e os que necessitarem de algum serviço de saúde devem se dirigir a uma unidade mais próxima de sua residência, de acordo com as orientações dos profissionais da UBS Lagoa Seca.

Fonte:http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-19436.html

Começa nesta sexta-feira (1) a Taça RN Escolar de Futebol



O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, realiza a partir desta sexta-feira (1) a I Taça RN Escolar de Futebol. A competição reunirá 40 seleções municipais em dez cidades-sede, integrando 880 atletas, e faz parte do calendário esportivo 2014 da SEEL. 

Além de incentivar a prática esportiva, o objetivo é também promover a inclusão social e o desenvolvimento da cidadania. “O RN vem cumprindo o seu papel como incentivador do esporte entre os jovens. A prática do esporte mantém a juventude ocupada, afastando das drogas e do ócio. 

Nosso objetivo é ampliar ainda mais esses projetos, beneficiando cada vez mais a população”, declarou Joacy Bastos, secretário de Esporte e Lazer do RN. A Taça RN Escolar de Futebol é apenas uma das iniciativas da SEEL com vistas à interiorização do esporte no Rio Grande do Norte. Além dela, a Copa Garoto Bom de Bola também cumpre um papel de democratização das práticas esportivas em outras regiões do estado. Os programas desenvolvidos pela Secretaria de Esporte e Lazer do RN chamaram a atenção de outros estados.

O secretário de esportes do Paraná encaminhou à SEEL, por meio da assessoria de Eventos Esportivos, a proposta de uma troca de experiências, buscando implementar naquele estado um modelo de gestão de eventos semelhante ao que é adotado no Rio Grande do Norte.

O Ministério do Esporte já havia reconhecido a importância e influência do projeto Copa Escolar Garoto Bom de Bola, iniciado em 2013, e que em 2014 reuniu 76 seleções municipais de todas as regiões do estado. 

No site do Ministério, inclusive, uma matéria enfatiza a iniciativa potiguar que reuniu 120 seleções municipais do RN na II edição da Copa Garoto Bom de Bola, disputada entre março e maio deste ano.

A competição contou com mais de 600 atletas entre 12 e 14 anos, e teve a cidade de Montanhas como campeã ao superar Boa Saúde. 

Na ocasião, o secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Toninho Nascimento, que acompanhou a final disputada na cidade de Boa Saúde, adiantou que o modelo da Copa adotado no Rio Grande do Norte serve de exemplo a ser aplicado em outros estados brasileiros. 

 “Trabalhar a escola e o esporte juntos é fundamental. E essa copa com estudantes no Rio Grande do Norte é um bom exemplo disso”, disse o secretário.

“Esse reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo. Pra nós é uma grande satisfação estarmos promovendo o incentivo ao esporte e ao mesmo tempo nos tornando exemplos que podem ser seguidos”, completou Joacy Bastos.

ASSECOM/RN

JOSÉ ADÉCIO RECEBE O APOIO DE LÍDERES POLÍTICOS NO CONJUNTO PIRANGI




O deputado José Adécio esteve recentemente em reunião com lideranças e moradores no conjunto Pirangi, zona sul de Natal.

Na oportunidade, Adécio visitou as instalações do Instituto São Judas Tadeu, acompanhado da administradora e líder, a Sra. Ivanice Azevedo; Sassá; Jair Marques “Dadá” e professores. (Líderes políticos esses que apóiam a candidatura de José Adécio a deputado estadual.) O deputado federal, Felipe Maia esteve presente acompanhando o deputado José Adécio.  




Adécio tratou de ações que visam proporcionar cursos profissionalizantes em diversas áreas para os moradores da comunidade e localidades próximas, gerando mais qualificação e oportunidade de emprego para sociedade.



ADÉCIO RECEBENDO OS CUMPRIMENTOS DOS MORADORES E CONVERSANDO COM PROFESSORES DO INSTITUTO
“Agradeço a Sra. Ivanice Azevedo, a Dadá, Sassá, aos professores e a todos os moradores e amigos do conjunto Pirangi, pelo apoio a minha candidatura a deputado estadual. Firmo o compromisso de trabalhar para conquistar benefícios e melhorias para essa comunidade. Falou Adécio

Assecom: Rafael Maia

Aécio Neves promete reduzir ministérios e dar atenção especial ao Nordeste





O candidato à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), prometeu hoje (31), que se for eleito dará atenção especial ao Nordeste, visando a reduzir as desigualdades regionais, que só diminuirão se forem tratadas de forma desigual. “O Nordeste merecerá uma atenção toda especial, não na campanha, mas no governo. Levaremos o exemplo do que fizemos em Minas Gerais, onde ao final do nosso mandato tínhamos gasto três vezes mais per capita na região mais pobre de Minas do que nas regiões mais ricas. Você só diminui as desigualdades tratando os desiguais de forma desigual”, disse em entrevista à imprensa.
Após inaugurar o comitê da Coligação Muda Brasil, em Belo Horizonte, Aécio Neves disse que está construindo um plano de investimento para o Nordeste, com “choque” na infraestrutura, na atração de novos investimentos e com regras tributárias especificas. Aécio informou que estará no Nordeste nos dias 12, 13 e 14 de agosto, viajando a todos os estados para apresentar as bases de uma proposta de governo para a região. O candidato disse, ainda, que não é só o Nordeste, mas o “Brasil inteiro é prioridade”. O candidato disse que tem a percepção de que há um sentimento de mudança “crescente" no Brasil.
Sobre a questão da estrutura do governo, o candidato da Coligação Muda Brasil disse que incumbiu o ex-governador Antônio Anastasia (Minas Gerais) de preparar o desenho da nova estrutura do governo, com redução do número de ministérios. Ele disse acreditar que 21 a 23 ministérios é um número adequado. “Quero diminuir os ministérios, diminuir os cargos de livre nomeação, e fazer com que o governo funcione, porque hoje o governo não ajuda e começa a atrapalhar a quem quer empreender no Brasil”, disse.
Em relação às denúncias da construção do aeroporto de Cláudio-MG, o tucano disse que se trata de uma obra importante, “que vai estimular o desenvolvimento de toda a região”. Não tenho dúvida de que o tempo mostrará a correção da obra, a transparência com que foi feita. O Ministério Público mostrou isso”. Aécio disse, ainda, que se orgulha de tudo que fez como governador e dará todas as explicações sobre quaisquer temas que surjam. “É papel do homem público fazer isso, mas com muita serenidade, muita tranquilidade. Estou me preparando para vencer as eleições e governar o Brasil em nome da ética, da decência e da eficiência”, disse.

Agência Brasil

CMN cria linhas de crédito para estimular a pecuária





As linhas de crédito para matrizes e reprodutores oferecem até dois anos de carência. Uma financia a retenção das matrizes bovinas, com prazo de pagamento até três anos, e a outra é para a compra de reprodutores e matrizes bovinas e bubalinas (búfalos), com prazo de pagamento até cinco anos. A linha de crédito destinada à aquisição de bovinos não oferece carência, e tem prazo de seis meses para pagamento.O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou hoje (31) novas linhas de crédito para a pecuária, com a intenção de estimular a manutenção e aquisição de matrizes reprodutoras e aumentar a oferta de carne. São três linhas, cada uma com possibilidade de empréstimos até R$ 1 milhão por beneficiário. Duas estão relacionadas a matrizes e reprodutores, a fim de que o alto nível de abate não resulte em escassez de bezerros. Outra é para a compra de bovinos destinados a engorda e confinamento.

 Agência Brasil 

FESTA NO LANÇAMENTO DE CAMPANHA DO DEPUTADO JOSÉ ADÉCIO EM TRIUNFO POTIGUAR



O Deputado José Adécio participou do lançamento no municipio de Triunfo Potiguar da sua candidatura a deputado estadual. Adécio foi recebido pelo Ex-Prefeito e candidato ao executivo municipal nas próximas eleições, Toinzinho e o candidato nas últimas eleições a Vice-Prefeito, Francialison.






O grupo político de Adécio no município de Triunfo Potiguar é formado pelos vereadores: Francisco “Necas”, Manoel Felix, e os suplentes de Vereadores: Lazaro Umbelino, Edson Saldanha, Janailson, Sanclei, Irmã Irene, Jailson, além da liderança Railson e centenas de amigos. Estiveram presentes ainda lideranças da região como Manoel Veras que foi candidato a prefeito na ultima eleição em Campo Grande, e Dr Reinaldo ex vereador de Jucurutu, que também apoiam a reeleição do deputado José Adécio.  




CREDIBILIDADE E CONFIANÇA: ADÉCIO AGRADECE AO POVO DE TRIUNFO POTIGUAR O APOIO A SUA REELEIÇÃO





Assecom: Rafael Maia

Capital do estado recebe nova locomotiva



A Companhia de Trens Urbanos (CBTU) deu início ao processo de modernização do sistema ferroviário do Rio Grande do Norte (RN).
A superintendência de Natal recebeu a segunda locomotiva adquirida.
A composição será submetida a viagens experimentais nos trechos do sistema de transportes e seguirá em testes até que se chegue a uma configuração que torne seu funcionamento eficiente em todo o trecho operacional.
O mesmo processo foi adotado na operação da primeira locomotiva recebida no início do ano.
A composição já circula realizando viagens experimentais nos trechos norte e sul do sistema.

As locomotivas irão substituir versões mais antigas, em operação desde a década de 1950.




Teatro de Parnamirim será inaugurado em setembro



O Teatro Municipal de Parnamirim será inaugurado em setembro.

A decisão foi comunicada pelo prefeito Maurício Marques durante reunião convocada para discutir os detalhes finais para entrega do prédio.

A data ainda está em aberto, dependendo da programação que será elaborada pela Fundação de Cultura.

Na reunião, também ficou definido que haverá shows musicais com artistas da terra e de expressão nacional, além de apresentações teatrais durante três dias.

Uma delas será o espetáculo Nas Asas da História, sobre a origem, os costumes, os personagens, a cultura, que fizeram de Parnamirim a terceira cidade mais importante do Rio Grande do Norte.

O teatro, orçado em R$ 5  milhões e 300 mil reais, tem capacidade para 600 lugares, quatro auditórios, espaço para galeria e salas para oficinas.


Aumento da passagem intermunicipal pega usuários de transporte de surpresa



Os passageiros do transporte intermunicipal foram surpreendidos pela decisão do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER/RN) que aumentou o preço das passagens de ônibus que fazem o transporte entre os municípios.
Muitos só foram informados do novo valor quando entraram no ônibus.
De acordo com decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), os preços das tarifas ficaram da seguinte forma: Natal – Alcaçuz, R$ 3,30 qualquer uma das três variações de itinerário; Natal – Barra do Rio (via contendas), R$ 3,70; Natal – São José de Mipibu (via túnel da UFRN), R$ 4,40; São José de Mipibu – Natal (via TRN), R$ 5; Macaíba – Natal, R$ 2,90.
As linhas que ligam Natal a Parnamirim C, E, L, C1, C2, C3, C4 e D terão tarifa de R$ 2,50.
As linhas A, J, F1, PN e Natal/Extremoz tem agora a tarifa de R$ 2,90.
Os ônibus do percurso Natal – Macaíba, Natal – Vila de Fátima, Natal – Pirangi, Natal – Parnamirim via Alecrim ficaram com o preço de R$ 3,10.
Tiveram o valor elevado para R$ 4, as seguintes linhas: Natal – Ceará-mirim, Natal-Pitangui, Natal-Jacumã, Natal-Trairas.
A tarifa mais cara será para os passageiros que precisaram pegar os ônibus com os seguintes destinos: Natal – Nísia Floresta, Natal – Barreta, Natal -Tabatinga, Natal – Coqueiros e Natal – Monte Alegra. Para esses destinos, o valor ficou em R$ 5.

Ministério Público Federal cobra medidas para evitar presença de aves próximo ao aeroporto de São Gonçalo



O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) emitiu ofícios para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Inframérica e a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante cobrando ações que possam pôr fim a “lixões” próximos ao novo aeroporto.

O despejo irregular de resíduos vem atraindo aves, sobretudo urubus, cuja presença coloca em risco a segurança dos voos.

A Infraero informou que, em novembro de 2013, houve uma colisão em Salvador de uma ave com um avião Tucano, no qual o instrutor ficou desacordado e a aeronave teria caído, se não houvesse outro piloto a bordo.

Fonte:http://tribunadonorte.com.br/noticia/mpf-cobra-medidas-para-evitar-presenca-de-aves-proximo-ao-aeroporto-de-sao-goncalo/289115

Lançado sistema de denúncia eletrônica de propaganda



Já está disponível, no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, o sistema Denúncia Eletrônica – Propaganda Eleitoral 2014, instituído através de portaria conjunta da Presidência e da Corregedoria, e destinado a receber, por meio da internet, denúncias de condutas praticadas em desacordo com a legislação que disciplina a propaganda eleitoral nas Eleições 2014, sem contemplar condutas realizadas no rádio e na televisão.

Não serão admitidas denúncias anônimas e o denunciante efetuará o preenchimento de formulário eletrônico, identificando-se obrigatoriamente através de título de eleitor, endereço completo, telefone e e-mail, informações que ficarão nos bancos de dados da Justiça Eleitoral e não constarão do expediente instaurado para constatar a eventual irregularidade.

Na elaboração da denúncia, deverá ser descrita a irregularidade, com indicação detalhada de localização e endereço da propaganda, o conteúdo e os nomes dos supostos beneficiários.



Validade da Identidade Estudantil 2013 termina HOJE



A identidade estudantil de 2013 terá validade até  hoje, dia 31 de julho.

Para não gerar transtornos, o selo de 2014 está sendo entregue em mais de 100 pontos espalhados pelas quatro regiões da cidade.

Segundo dados do NatalCard, já foram entregues 58.578 selos de 2014 entre os dias 01 de julho até 28 de julho, sendo 38.994 secundaristas e 19.584 universitários.
No entanto, é esperado que cerca de 120 mil estudantes coloquem o selo de 2014.

Como apenas metade do público esperado colocou o selo de 2014, os estudantes poderão continuar colocando o novo selo mesmo após o dia 31 de julho nos mais de 100 pontos distribuídos pela cidade durante todo o mês de agosto.

O selo garante a meia-entrada aos estudantes em teatros, cinema, e eventos culturais.

Fonte:
http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-19432.html

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Semtas abre inscrições para processo seletivo simplificado




A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social abre na próxima sexta-feira, 1º de agosto, inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de pessoal. Estão sendo oferecidas 752 vagas, para 44 cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários que vão de R$ 724,00 (nível fundamental), a R$ 2.099,29 (nível superior).

As inscrições podem ser feitas somente pela internet, através do site da Prefeitura do Natal (www.natal.rn.gov.br) ou da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte – Funcern (www.funcern.br). Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário e pagar a taxa de inscrição que será de R$ 30,00, para os cargos de nível fundamental e médio, e de R$ 40,00, para os cargos de nível superior. As inscrições podem ser feitas até o dia 05.08 e a taxa pode ser paga até o dia 06.08.

Serão isentos da taxa de inscrição os candidatos que comprovarem ser doadores de sangue, nos termos da Lei Municipal de Natal nº 4.038/1991, e os candidatos que trabalharam para a Justiça Eleitoral, de acordo com a Lei Municipal de Natal nº 6.336/2012. Os candidatos que desejarem requerer isenção da taxa de inscrição podem efetuar a solicitação somente no dia 01.08, das 8 às 18h, através do site da Funcern, mediante comprovação da condição.

Os candidatos podem concorrer a um único cargo, e a seleção será realizada em uma única etapa, que constitui Prova de Títulos relativos à formação acadêmica e experiência profissional, com caráter classificatório. As vagas serão preenchidas por ordem de classificação. Toda a documentação comprobatória relativa à prova de títulos e experiência profissional, deve ser anexada eletronicamente (formato PDF), com tamanho máximo de 2MB cada arquivo, em campo próprio no formulário eletrônico de inscrição.

O resultado será publicado no Diário Oficial do Município e no site da Funcern, no dia 28.08, e o prazo de validade do Processo Seletivo é de seis meses. A contratação do pessoal será feita por um período de seis meses, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Fonte:http://www.natal.rn.gov.br/

Dilma nega tarifaço após as eleições e defende número de ministérios



Após a sabatina realizada na Confederação Nacional da Indústria (CNI) hoje (30), a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, negou que depois das eleições haverá um aumento nas tarifas, apelidado de tarifaço. A candidata também rebateu críticas de outros candidatos de que seu governo tem um número excessivo de ministérios.
“Eu acho essa história [de tarifaço] prima-irmã da 'tempestade perfeita', do racionamento de energia e das profecias que não aconteceram,” disse Dilma, que considera que esse tipo de postura gera insegurança no país e pode levar as empresas a deixarem de investir no Brasil.
Dilma justificou o aumento nas tarifas em alguns setores pela escassez de chuvas na Região Sudeste, o que levou a colocar as Usinas Termoelétricas em funcionamento e a reajustar as tarifas.
Perguntada sobre as críticas de que há um número excessivo de ministérios em seu governo, Dilma citou algumas secretarias com status de ministério como as secretarias de Política para as Mulheres, a de Igualdade Racial, a de Direitos Humanos e o da Micro e Pequena Empresa, como necessárias para fortalecer segmentos específicos. Ela desafiou os candidatos a dizerem quais pastas deveriam ser extintas.

Dilma disse não ter dúvidas de que o Brasil precisa de uma reforma política e defendeu que a as mudanças sejam feitas com ampla participação popular. Para a candidata, o tema é fundamental no processo de modernização do Estado brasileiro.
“Eu gostaria muito de saber a sugestão concreta [dos concorrentes]. Querem acabar com o quê? O status de ministério da Secretaria das Mulheres permitiu o empoderamento das mulheres quando se trata da violência contra elas, de Direitos Humanos, dando respaldo à necessidade de combater à tortura, assim sucessivamente. Rigorosamente, elas não são um ministério no sentido orgânico da palavra, no tamanho, por exemplo, do Ministério da Fazenda, mas elas têm um motivo político de serem ministérios”, justificou.
“Só acredito que o Brasil fará esta reforma política por meio de uma ampla participação popular. Daí definimos como prioritário o plebiscito. Eu mandei uma proposta para o Congresso que não foi aprovada,” lembrou.
Dilma voltou a defender a necessidade de uma reforma trabalhista e disse que ela só será possível com o diálogo entre empresários, trabalhadores e o Congresso. Segundo ela, as disputas judiciais envolvendo patrões e empregados “aumentam os custos” do setor, por isso tem que haver um processo de negociação amplo.
“Instituirmos a negociação coletiva é fundamental, principalmente nos setores fortes, onde tanto a indústria seja forte quanto os trabalhadores”.
Durante a sabatina, a candidata à reeleição defendeu ainda uma internet popular com mais velocidade, “não de um mega[byte], mas de 50 mega[bytes] como a sul-coreana”, comparou. Segundo Dilma, para que isto se realize é preciso que, tanto o governo quanto empresários invistam na expansão da rede.
Além de Dilma Rousseff, também foram sabatinados hoje pela CNI os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). A entidade apresentou 42 propostas aos presidenciáveis sobre dez áreas prioritárias para o setor para garantir a competitividade a competitividade das empresas nacionais no mercado interno e externo. A CNI convidou os três candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto.

 Agência Brasil*

Pagamento dos servidores estaduais começa nesta quinta-feira (31)


As Secretarias de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan) e da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) divulgaram o calendário de pagamento dos salários dos servidores estaduais relativo ao mês de julho, que será da seguinte forma:  
Nesta quinta-feira (31) será creditado o pagamento de todos os servidores da Segurança, Saúde e Educação (inclusive UERN), bem como todos os servidores do DETRAN, IDEMA, DEI, JUCERN e IPEM, independente do valor do salário, que representam um total de 60.055 servidores;
Ainda na quinta-feira, a partir do meio-dia, recebem os servidores ativos e inativos das demais áreas que ganham até R$ 2 mil líquidos – que somam 33.409 servidores;
No dia 08 de agosto, sexta-feira, serão creditados os salários dos servidores ativos e inativos que recebem acima de R$ 2 mil líquidos - 9.377 servidores no total.
93.464 servidores receberão o pagamento dentro do mês, o que equivale a 91% da folha do Estado.
Os outros 9% (9.377 servidores) receberão no dia 08 de agosto.


Fonte:http://www.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=36611&ACT=&PAGE=0&PARM=&LBL=ACERVO+DE+MAT%C9RIAS

Comandante Geralda PM recebe ciclistas no QCG



Na tarde desta quarta-feira, 30 de julho, o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel PM Francisco Canindé de Araújo Silva, reuniu-se com ciclistas (profissionais e amadores) do RN no Quartel do Comando Geral da PM. 

Na reunião, os praticantes de ciclismo solicitaram providencias no reforço no policiamento ostensivo. A solicitação dá-se em virtude dos constantes assaltos que vêm ocorrendo a ciclistas, principalmente na Rota do Sol e Via Costeira. 

Para atender as solicitações, o Comandante Geral da PM determinou que a ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) e o CPRE (Comando de Polícia Rodoviário Estadual) reforçassem o patrulhamento com quatro viaturas, sendo três motocicletas e um automóvel, além do funcionamento do posto policial. 

As providencias serão avaliadas pelos solicitantes e Comandante na próxima quarta-feira, dia 6 de agosto, às 15h no Quartel do Comando Geral da PMRN. O Cel PM Araújo ressaltou a importância do cidadão confiar no trabalho da Polícia Militar e jamais pôr sua vida em risco reagindo a um assalto. 

Participaram da reunião, entidades e representantes da Associação dos Ciclistas do Rio Grande do Norte (Acirn), autoridades e populares. 

Fonte:PM/ASSECOM

DEPUTADO JOSÉ ADÉCIO PRESTIGIA A 2ª EXPOSERRA EM TENENTE LAURENTINO



José Adécio participou recentemente das comemorações em homenagem aos 21 anos de emancipação política do município de Tenente Laurentino.
No momento, Adécio prestigiou a 2ª edição da Exposerra (feirinha). Estiveram em companhia do Deputado a Vice-Prefeita de Tenente Laurentino,  Ana Maria, o chefe de gabinete, Neto Costa, o secretario de assistencia social, Francisco Medeiros e amigos. (Líderes políticos esses que apoiam a candidatura de José Adécio a deputado estadual).
O Prefeito de Tenente Laurentino, Titico de Zé Vicente e os Vereadores; Del Bezerra e Inácio Macêdo também apóiam a candidatura de José Adécio a Deputado Estadual.





“É com grande satisfação que Parabenizo o município de Tenente Laurentino e a todos os amigos presentes.
Agradeço a Vice-Prefeita, Ana Maria, que está trabalhando muito em prol do desenvolvendo do município, sou grato também a todo este povo acolhedor. “Trabalharei para a evolução do município de Tenente Laurentino”. Podem contar com o meu trabalho.  Concluiu o Deputado



 Assecom: Rafael Maia

terça-feira, 29 de julho de 2014

Evento internacional discute comportamento humano



O Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza a a 26ª reunião anual da Human Behavior and Evolution Society, sociedade científica internacional que agrupa estudiosos da evolução do comportamento humano. O evento acontece de 30 de julho a 2 de agosto no Praiamar Natal Hotel, em Natal.

Sob o lema Evolução, Sociedade e Cultura, a conferência sublinha a importância da perspectiva evolucionista para a compreensão das origens da sociedade com todas as suas implicações. Segundo os organizadores do evento, o tema enfatiza o papel do ambiente social e as práticas culturais que surgem a partir dele no nível atual de conhecimento, integrando abordagens comparativas e culturais em análises que permitam entender melhor as origens, universalidades e peculiaridades da natureza humana.

As inscrições podem ser feitas no site do evento: https://www.hbes.com/conference/. A programação conta com atividades organizadas pela comissão científica e outras oriundas dos trabalhos dos participantes. Serão oito palestras, cinco minicursos e um workshop, entre outras atividades. A partir das submissões de trabalhos serão organizadas entre 40 e 45 sessões de comunicação oral, totalizando cerca de 180 comunicações, duas sessões de pôsteres, com 200 cada uma, além de 15 simpósios, totalizando 45 apresentações.

A conferência é organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da UFRN. Outras informações, pelo telefone: 3215-3410 e no site do evento.

Fonte:http://www.sistemas.ufrn.br/

Estão abertas inscrições para oficinas de Matemática e Português



Os alunos do Cursinho Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do Programa de Complementação de Estudos do Ensino Médio (PROCEEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), podem se inscrever até esta terça-feira, 29, para Oficinas de Matemática e de Português.

De acordo com o PROCEEM, são realizadas oficinas nessas áreas “por serem duas das disciplinas que mais exigem do estudante no ENEM”. Estão disponíveis 180 vagas, sendo 100 para o Departamento de Enfermagem (DENF), 60 para o Setor de Aulas I, e 20, para o Setor de Aulas III.

As atividades acontecem aos sábados, nos meses de agosto e de setembro, no Departamento de Enfermagem, com os professores Felipo Bellini e Angélica Vital . As inscrições devem ser feitas com os supervisores do DENF e dos Setores de Aulas I e III. A seleção dá prioridade para alunos com maior assiduidade e tempo de ingresso no PROCEEM.

Mais informações do “PROCEEM – Cursinho da UFRN” no Facebook: https://www.facebook.com/ufrn.proceem?fref=ts e os contatos pelos telefones: 3324-2299, ramal 118, ou 9167-6593.

Fonte:http://www.sistemas.ufrn.br/

Governadora determina medidas para atender reivindicação de agricultores




        A Governadora Rosalba Ciarlini recebeu na tarde desta segunda-feira (28) membros  Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do RN (Fetarn) para uma audiência  com o secretário da SAPE, Tarcísio Bezerra Dantas. 
         Na ocasião, a Chefe do Executivo Estadual determinou medidas para cumprimento dos compromissos acordados nas áreas de recursos hídricos, como relação dos locais de instalação de 1.500 poços e a relação das comunidades que receberão os 120 dessalinizadores, entre outros benefícios. Os demais pontos discutidos foram a convivência das famílias com o semiárido, manejo sustentável da agropecuária familiar, estratégias para implementação do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) e a possibilidade de inclusão de novos projetos em editais do RN Sustentável. 
         Entre os assuntos tratados na audiência também foram abordadas as indenizações de Barra de Santana, debatida na sexta-feira (25) pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luciano Xavier, com o Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Construção da Barragem de Oiticica. 
         Entre as propostas foram detalhados os prazos e valores de indenização a serem pagos aos proprietários dos imóveis rurais; prazos para a execução da Nova Barra de Santana; compromisso do Governo em construir Agrovilas nos três municípios para continuar garantindo aos agricultores, a sua subsistência; compromisso do Governo em atender inquilinos que moram em casas cedidas ou alugadas, com a construção de uma residência própria, através de um Programa Habitacional do Governo Federal e a garantia que o fechamento da calha do rio só acontecerá depois que todos os moradores forem indenizados e a nova Barra de Santana esteja concluída e a população já assentada.
Fotos: Vivian Galvão
Assecom-RN:

Governadora se reúne com diretoria da Anorc para discutir detalhes sobre a Festa do Boi




A Governadora Rosalba Ciarlini se reuniu na tarde desta segunda-feira (28), com os membros da nova diretoria da Associação Norte-rio-grandense de Criadores, a Anorc. Durante o encontro, representantes da associação pediram a colaboração do governo para a realização do evento, e a Governadora se comprometeu em dar o apoio necessário para a Festa, que é o maior evento agropecuário do RN.

“O governo do estado, assim como tem feito todos os anos, vai colaborar com o que for preciso para que esse evento seja mais um grande marco para o setor agropecuário potiguar”, garantiu a Governadora.

Em maio deste ano, o RN foi certificado como “área livre de aftosa com vacinação” pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), o que viabilizou o processo de exportação de gado no estado.

De acordo com  o Secretário Estadual de Agricultura, Tarcísio Bezerra, essa novidade vai permitir que o Rio Grande do Norte se apresente agora no patamar mais alto da pecuária e que, por isso, a edição deste ano da Festa do Boi deverá ser um grande sucesso. “Se eu pudesse escolher uma palavra para descrever a expectativa para a festa seria ‘espetacular’”, declarou.
 A Festa do Boi acontece entre os dias 11 a 20 de outubro.


Fotos: Vivian Galvão
Assecom-RN

Cinco candidatos disputam o governo do Rio Grande do Norte



Cinco candidatos estão na disputa pelo governo do Rio Grande do Norte. Eles disputam os votos de 2.327.452 eleitores, espalhados nos 167 municípios do estado. Com 3.373.960 habitantes, o estado tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a maior renda per capita da Região Nordeste. A expectativa de vida é 74 anos, maior que a média nacional que é 73,8 anos, segundo dados do governo estadual e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estado é o maior responsável pela produção de sal do Brasil (95%). O turismo também tem uma grande importância para a economia, com diversos pontos e polos turísticos, como o maior cajueiro do mundo no município de Parnamirim, sítios arqueológicos, belezas naturais e, também, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.
A economia também se destaca com a agropecuária, que tem na fruticultura irrigada um importante papel, onde o melão é o principal produto de exportação. O Rio Grande do Norte tem um dos polos agroindustriais mais importantes do Nordeste, com um moderno parque têxtil. A indústria extrativa mineral se destaca na produção de petróleo, gás natural, sal marinho e lâmpadas.
Um dos cinco candidatos ao governo estadual é o atual presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB). Ele conseguiu fazer uma aliança com 17 partidos. Henrique Alves é advogado, tem 65 anos e está em seu décimo primeiro mandato de deputado federal, sendo o parlamentar com o maior número de mandatos consecutivos. Ele tem como candidato a vice-governador o também deputado federal João Maia (PR).
Disputa o governo pelo PSL, o advogado Araken (Araken Barbosa de Farias Filho), de 51 anos. Foi coordenador do Procon do estado e já concorreu a vereador. Ele tem como companheiro de chapa o aposentado Paulo Roberto, de 60 anos.
Outro candidato ao Executivo estadual é o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Robério Paulino, de 57 anos. Ele disputa a eleição pelo PSOL e tem como companheiro de chapa o também professor universitário Ronaldo Garcia. Em 2012, Paulino concorreu a prefeito de Natal.
Representando o PSTU, está a enfermeira Simone Dutra, de 48 anos. Natural de Campina Grande, a companheira de chapa é a professora de ensino médio, Socorro, de 49 anos.
Pelo PSD, e com apoio de oito partidos, quem disputa a chefia do Executivo é o atual vice-governador, o advogado Robinson Faria, de 55 anos. Em 1986, foi eleito deputado estadual. Já foi presidente da Assembleia Legislativa por duas vezes. É pai do deputado federal Fábio Faria.

Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/

JOSÉ ADÉCIO PARTICIPA DE AÇÃO SOCIAL PROMOVIDA PELA IGREJA METODISTA DE NATAL






O Deputado José Adécio esteve recentemente no templo central da Igreja Metodista de Natal. A convite do Pastor George Herechi e do Presidente da Sociedade dos Homens, José Raimundo e do Vice-Presidente, Boris Grigas,  Adécio em companhia de Gustavo Costa participou do evento social realizado pelo templo central da  Igreja Metodista  oferecida a população e aos fieis.






 “A Igreja Metodista de Natal realiza bons trabalhos sociais, desenvolve atividades interativas na comunidade e atrai os nossos jovens para o caminho do bem. A Igreja tem um papel fundamental e contribui diretamente para o bem estar das famílias. É satisfatório fazer parte de ações deste gênero”. Assim falou José Adécio

Assecom: Rafael Maia 

Jô Soares deverá receber alta nos próximos dias, diz hospital


                                                                                         Foto:Rede Globo
O apresentador Jô Soares deverá ter alta “nos próximos dias”, de acordo com o Hospital Sírio-Libanês, onde está internado, em São Paulo. O boletim médico assinado pelos médicos Antonio Carlos Onofre de Lira e Paulo Cesar Ayroza Galvão informa que Jô Soares foi internado no hospital na última sexta-feira (25) após apresentar um quadro de infecção pulmonar. O tratamento está sendo feito à base de antibióticos.
Jô Soares tem 76 anos e, atualmente, apresenta um programa de entrevistas na televisão. Ele ganhou maior notoriedade por atuar e roteirizar programas humorísticos nos anos 70 e 80, encarnando vários personagens. Além de roteirista e ator, também publicou sete livros, dentre eles O Xangô de Baker Street, em 1995 e O Homem Que Matou Getúlio Vargas, em 1998.

Agência Brasil