Páginas

sábado, 29 de março de 2014

PROGRAMA MOMENTO POLÍTICO NA RÁDIO FAROL AM 1390 - TOUROS , RN !


Com viagem de Diego França, Virgílio é o novo presidente da câmara por 15 dias

                                                          Vereador Virgílio Câmara



O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Touros, Virgílio Câmara (Solidariedade) ficará a frente do poder legislativo tourense por 15 dias, em decorrência da viagem do presidente Diego França (DEM), para a Austrália em visita a parentes.

Com a mudança o vereador de oposição irá presidir as sessões da Casa Augusta de Touros, prometendo colocar em discussão assuntos de interesse do povo do município. 

http://tourosemfoco.blogspot.com.br/

Governadora Rosalba Ciarlini entrega títulos de posse de terra a agricultores de Touros

                                            Governadora entrega títulos de terra - Foto: Elisa Elsie

Localizada há aproximadamente 21 quilômetros de Touros, moradores do povoado Santa Luzia foram até a sede do Idema, na manhã desta sexta-feira (28), para receber das mãos da Governadora Rosalba Ciarlini o documento que certifica a posse de terra aos agricultores. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assuntos Fundiária (SEARA), entregou ao todo 244 títulos aos moradores da cidade e adjacências.
Vizinhas há quase 50 anos, Maria da Paz Miranda, de 68 anos e Maria Belchior, de 77, foram juntas receber o documento, que autentica a posse e assegura a propriedade. “Durante quase 50 anos nós fomos posseiras, mas agora com esse documento eu posso dizer que a terra é minha”, disse Maria Belchior.
A entrega de títulos de terra acontece em o todo o Rio Grande do Norte.  Nos últimos três anos o Governo do Estado já entregou cerca de cinco mil títulos, a maior ação já realizada no Rio Grande do Norte.

Fonte: http://www.blogdeassis.com.br/

Henrique e Wilma defendem a união para recuperar o RN

O anúncio do deputado federal Henrique Eduardo Alves como pré-candidato ao Governo pelo PMDB e Wilma de Faria como pré-candidata ao Senado reuniu lideranças políticas nacionais e locais e chamou atenção pela dimensão. Embora tenha sido divulgado como um “encontro” para anunciar os nomes, o evento lotou o auditório do hotel Praiamar, no bairro de Ponta Negra. O tom dos pronunciamento foi a união em prol do Rio Grande do Norte.  
Júnior SantosHenrique Eduardo Alves e Wilma de Faria confirmam as pré-candidaturas ao Governo do Estado e ao SenadoHenrique Eduardo Alves e Wilma de Faria confirmam as pré-candidaturas ao Governo do Estado e ao Senado

O deputado federal Henrique Eduardo Alves enalteceu que era a união para o reerguimento do Estado. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS), definiu como mutirão. A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, pré-candidata ao Senado pelo PSB, conclamou os partidos da aliança a promoverem esse “novo momento” no Estado. O prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), chamou atenção para a importância da união.

O encontro do PMDB e PSB ganhou dimensão também nacional. O líder do PMDB na Câmara, deputado federal Eduardo Cunha, e o presidente nacional do PSC, pastor Everaldo, participaram da reunião. 

O ex-senador Geraldo Melo, presidente de honra do PMDB estadual, foi o primeiro a falar. Ele lembrou que foi o primeiro governador do PMDB e destacou: “Registro a minha emoção de ver um belo companheiro depositário de tantos sonhos para ocupar como governador do PMDB o comando do Rio Grande do Norte. Fui o primeiro governador do PMDB. Estou aqui com muita emoção e alegria”.

O ministro da Previdência Garibaldi Filho (PMDB) lembrou que aquele era apenas um encontro para o lançamento de uma pré-candidatura, mas a confirmação virá com a convenção estadual do partido. “Não há dúvida que a convenção vai homologar o nome do deputado federal Henrique Eduardo Alves”, destacou. Ao fazer referência a platéia que lotou o auditório principal do hotel Praiamar, Garibaldi Filho ressaltou: “Os encontros do PMDB têm que ser agora no Arena das Dunas”. 


Garibaldi lembrou da consulta feita pela executiva do PMDB aos prefeitos e líderes regionais do partido. Ele ressaltou que a decisão unânime foi pela candidatura própria e lembrou que “foi quase unanimidade” a deliberação pela aliança com o PSB, de Wilma de Faria.


O ministro agradeceu ao ex-senador Fernando Bezerra por ter colocado o seu nome para ser pré-candidato ao Governo. 

VICE
Segundo orador do evento, foi Garibaldi Filho quem anunciou, oficialmente, o nome do deputado federal João Maia (PR) como candidato a vice-governador. 

“Os partidos se coligam em nome dos interesses maiores do Rio Grande do Norte. Em defesa das grandes reivindicações do Rio Grande do Norte e quem poderá se mostrar a frente de tudo isso é o nosso deputado, candidato ao Governo Henrique Eduardo Alves”, destacou Garibaldi Filho

Textos: Anna Ruth Dantas e Renata Moura .
Fonte: http://tribunadonorte.com.br/

Documentos americanos podem esclarecer fatos sobre o golpe de 64



Carta enviada pelo presidente do Senado Federal do Brasil, Renan Calheiros (PMDB-AL), ao presidente do Senado dos Estados Unidos, Joe Biden, é a mais recente tentativa do Estado brasileiro de ter acesso a documentos da Central de Inteligência Americana (CIA) sobre os anos que antecederam o golpe militar de 1964. Pela Constituição americana, o vice-presidente dos Estados Unidos acumula o cargo com o exercício da função de presidente do Senado.

Na carta, Renan Calheiros se baseia no “longo histórico de relações bilaterais” entre Brasil e Estados Unidos para solicitar a liberação de documentos sigilosos relativos às violações de direitos humanos e liberdades democráticas havidas no Brasil entre os anos de 1964 e 1988. O presidente do Senado brasileiro pede ainda Biden que colabore “no sentido de apoiar a luta pelos direitos humanos no Brasil e o resgate histórico de um período nebuloso de supressão das liberdades democráticas em nosso País”.

Calheiros diz ainda que, “a despeito do retorno à normalidade democrática no Brasil, ainda restam muitos episódios referentes ao golpe de 1964 que precisam ser esclarecidos, vítimas a serem reconhecidas e danos a serem reparados”. Para isso, ele considera essencial a colaboração das instituições norte-americanas no sentido de facilitar o acesso a dados e informações que possam ter sob seu controle a respeito desse período.

 Além disso, Renan comunica ao presidente do Senado americano que uma comissão de senadores brasileiros será designada para ir aos Estados Unidos tratar do assunto pessoalmente com representantes do Congresso americano.

A carta foi motivada por um pedido direto do filho do ex-presidente João Goulart, deposto pelo golpe. João Vicente Goulart procurou os representantes da Comissão de Direitos Humanos do Senado, após anos tentando, junto com outros membros da família, ter acesso a documentos cuja classificação de sigilo já deveriam ter sido retirada nos Estados Unidos.

“Os Estados Unidos têm vários arquivos [sobre o golpe brasileiro]. Embora tenha uma lei que permita o acesso a alguns documentos com 25 anos, outros com 50 anos, a gente precisa saber onde os documentos estão. Eles fazem isso justamente para dificultar e nós acreditamos que com o pedido de Estado para Estado fique muito mais fácil”, explicou.

João Vicente está convicto que os documentos em poder do Estado norte-americano vão conter fatos ainda desconhecidos sobre a história brasileira. Segundo ele, é importante o envolvimento de toda a sociedade brasileira no sentido de pressionar para ter acesso a essas informações. “Acho que principalmente sobre o golpe nós vamos ter muitas informações novas. Até hoje quando eles fazem a desclassificação ainda aparecem tarjas pretas que não permitem a leitura de determinados trechos dos documentos”, diz.

O presidente da subcomissão da verdade, que faz parte da Comissão de Direitos Humanos, senador Randolfe Rodrigues (PMDB-AP), conta que entre os documentos aos quais se pretende ter acesso estão os depoimentos de agentes da CIA ao Senado americano na década de 1970. De acordo com ele, esses depoimentos podem conter informações sobre a influência dos Estados Unidos no golpe que depôs o presidente João Goulart.

“Queremos saber qual foi todo o procedimento da Central de Inteligência Americana em relação à ditadura militar brasileira, aos militantes políticos brasileiros e também [em relação à] morte do presidente João Goulart. Nós acreditamos que esses documentos vão mostrar também ligações com a Operação Condor”, diz o senador.

Tanto João Vicente Goulart, quanto Randolfe Rodrigues acreditam que o momento histórico, em que se completam 50 anos do golpe no dia 31 de março, é relevante para trazer à tona novas informações que os documentos podem conter.

Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil

terça-feira, 25 de março de 2014

EX-PREFEITO JOSEMAR FRANÇA HOJE ÀS 18 HORAS NA RÁDIO FAROL AM

O  ex-prefeito de Touros Josemar França será o entrevistado de hoje às 18 h no programa MOMENTO POLÍTICO , NA RÁDIO FAROL AM 1390  www.radiofarolam.com.br

Ligue e se ligue telelefone : 84 3263 21 21.




Produção: Samuel Araújo

PREFEITURA DE TOUROS DIVULGA PROGRAMAÇÃO OFICIAL DOS 179 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA





A Prefeitura de Touros divulgou em entrevista na manhã desta segunda-feira (24), a programação do aniversário dos 179 anos da cidade.  Confira abaixo o cronograma: 
27 de março(quinta-feira) - abertura
05h00 - Alvorada;
07h00 - 60+ Feliz e apresentações culturais da 3ª idade
LOCAL:  Saída do Posto Farias;
08h00 – Hasteamento das bandeiras;
Apresentação do Clube dos Desbravadores;
19h30 – Missa em Ação de Graças
Partilha do bolo;
21h00 – Entrega de troféus aos blocos
LOCAL: Centro de Turismo
Retreta com orquestra Tabelião Júlio Maria;
28 de março(sexta-feira)
15h00 – Gincana Cultural;
Apresentação da peça:  “O Brasil de todos nós”; 
20h00 – Louvor da Assembléia de Deus.

Fonte: http://www.touros1501.com/

sábado, 22 de março de 2014

Professores retornam às salas de aula nesta segunda



Os professores da rede estadual de Educação decidiram, nesta-sexta-feira (20), suspender a greve deflagrada no início do ano letivo de 2014, e que durou 52 dias. De acordo com a categoria, as aulas já devem ser retomadas na próxima segunda-feira (24), porém a reposição dos dias parados só será feita conforme houver o pagamento dos salários cortados pelo Governo do Estado. 

Fonte: http://tribunadonorte.com.br/

Grito da Pesca e Aquicultura acontecerá hoje em Barra do Cunhau

                                                            Abraão Lincoln
Acontece hoje (22) em Barra do Cunhaú, o 5º Grito da Pesca, maior evento nacional reivindicatório do segmento, realizado pela Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores (CNPA).
Para a ocasião confirmaram presença, o novo ministro da Pesca, Eduardo Lopes, o ministro do Trabalho, Manoel Dias e da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. Também vão participar do evento o presidente da CNPA norte-rio-grandense Abraão Lincoln, a prefeita Fátima Marinho, outras lideranças políticas e empresariais do estado.
Para a prefeita Fátima Marinho é uma honra ter o município escolhido para sediar um evento tão importante como o Grito da Pesca. “Somente em Canguaretama nós temos cerca de 900 pescadores, mantendo esta atividade como principal, para tirar o sustento da família. Por isso, esperamos firmar novas parcerias com o Governo Federal e conseguir benefícios aos pescadores da região”, explica a prefeita Fátima.
O Grito Nacional da Pesca e Aquicultura contará com uma agenda técnica e política, iniciada às 11 horas, e será encerrado com uma programação festiva, iniciada no meio da tarde, com grandes apresentações musicais, como a banda Grafith, Pegada Forrozeira e apresentação especial de Bartô Galeno.
Fonte: http://www.bloglenilsondoagreste.com.br/

TOUROS: CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA HPV



Segundo a coordenadora o objetivo é atingir nesta primeira etapa 1.050 pessoas vacinadas, com idade entre 11 e 13 anos.


As vacinações de adolescentes em Touros contra o HPV, teve inicio na manhã desta quinta (20), no Posto do largo de Nossa Senhora, e se estenderá no município até o mês de abril.
“Demos início a vacinação do HPV no Largo de Nossa Senhora e distritos, e sábado, será nos conjuntos Ponta do Calcanhar e Esquina do Brasil.  O objetivo da campanha é atingir o maior número de adolescentes no nosso município”, ressaltou a responsável pela rede de frios de Touros, Edna Maria dos Santos
No Brasil, 4.800 mulheres morrem vítimas desse câncer a cada ano, segundo dados de 2008 do Instituto Nacional de Câncer (Inca).   A intenção é que a vacina seja uma aliada das ações para o rastreamento do câncer do colo de útero e uma ferramenta importante na prevenção contra essa doença, que representa a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres em todo o país. 

DO PORTAL:  Importante lembrar que durante a campanha a  vacina é gratuita, porem caso a adolescente tenha que tomar esta vacina após a campanha, a mesma poderá custar em torno de R$ 368,00 reais, cada dose.   Então, aproveitem esta oportunidade que está sendo oferecida através do Governo Federal, com o apoio da Prefeitura de Touros.
Texto: Dione Nascimento
Fonte: http://www.touros1501.com/

Dia Mundial Da Água, 22 De Março, Consumo Consciente



Homenagem ao Dia Mundial da Água, 22 de março!
A água é essencial para todo ser vivo. Conhecida como solvente universal, todo o material que entra em contato com ela acaba deixando algum tipo de resíduo. Por isso é impossível encontrar água em estado de absoluta pureza. O planeta Terra , poderia ser  chamado de planeta água, já que 3/4 são formados por água e 97% dessa água é salgada.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% de todas as doenças dos países em desenvolvimento são provenientes de água contaminada. As doenças mais comuns que podem ser transmitidas pela água são: febre tifóide; Salmonelose; Disenteria bacilar; Desinteria amebiana; Cólera; Diarréia; Hepatite infecciosa; Giardíase.
Água Potável – A OMS define água potável aquela que atende as seguintes exigências: aspecto límpido e transparente; sem cheiro ou sabor; sem nenhum tipo de microorganismo; sem a concentração de substâncias.
Eventual alteração significa risco á saúde.
No Brasil, os padrões de potabilidade são definidos pelo Ministério da Saúde, baseados na Organização Mundial da Saúde (OMS).
A água da fonte ou manancial deve estar em condições de ser transformada em água potável. O tratamento deve ser adequado ás condições da água captada e não apresentar falhas sistemáticas. A qualidade da água deve ser constantemente analisada e avaliada, para não oferecer nenhum risco á saúde do consumidor.
Fonte: http://not1.xpg.uol.com.br/agua-como-preservarracionar-usar-com-inteligenciadicas-importantes/


UM BRINDE AO FUTEBOL




Projeto de Lei que libera venda de bebidas nos estádios do RN é aprovado na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, em sessão realizada ontem, o projeto de lei 6/2014 que autoriza a venda de bebidas alcoólicas nos estádios e arenas durante eventos esportivos.  O projeto é de autoria do Deputado José Adécio.
O Deputado chegou a remeter dois projetos na Assembleia. O primeiro foi votado e aprovado no ano passado, mas vetado pela governadora do Estado em seguida. Para esta nova tentativa, José Adécio fez uma série de adequações. No Projeto de Lei, Adécio argumentou que se atribuiu ao consumo de bebidas a raiz da violência no âmbito esportivo, sem que fosse efetivamente confeccionado ou produzido um estudo sério que comprovasse esta relação. “Criou-se um discurso e levou-se à grande mídia para a sua convalidação”, assinalou. E passados anos, destacou, observa-se que em quase nada contribuiu a proibição.
Insta observar que a comercialização de bebida alcoólica nas cercanias dos eventos esportivo permite o livre consumo até o momento antes do evento.
Para o presidente da Federação Potiguar de Futebol, José Vanildo, a permissão da venda e consumo de bebidas alcoólicas no interior dos estádios deve solucionar uma série de transtornos causada, justamente, pela proibição.
Assessoria de Comunicação: Rafael Maia




sexta-feira, 21 de março de 2014

Militantes querem transformar prédio do Dops em local de memória histórica



Militantes de movimentos sociais fizeram um ato, na noite de hoje (21), em frente ao prédio onde funcionou o Departamento de Ordem Política e Social (Dops), na Rua da Relação, no centro do Rio de Janeiro. Eles reivindicam que o imóvel, atualmente em reforma para ser transformado em Museu da Polícia Civil, seja destinado a um espaço de memória das vítimas da ditadura, da resistência e das lutas sociais.
O local foi palco, durante décadas, de repressão e tortura contra presos políticos, desde o governo de Getúlio Vargas até a ditadura militar instaurada com o golpe de 1964. O ato intitulado #OcupaDops teve a participação de artistas de rua em pernas de pau, que fizeram performances e batucada, lembrando a resistência negra durante a ditadura.
O evento continua amanhã (22), a partir das 11h, em frente ao antigo Dops, com uma exposição de fotografias e uma mesa de debates, que terá a participação da historiadora Jessie Jane, que foi torturada pelos militares e ficou nove anos presa, por ter tentado sequestrar um avião, em 1970. O programa completo pode ser acessado em www.facebook.com/ocupa.dops.
A ocupação cultural do Dops faz parte da luta de décadas para conseguir conquistar este prédio. É um símbolo da repressão, durante todo o século passado. Nele foram reprimidos vários movimentos sociais, inclusive dos negros do candomblé”, disse Ana Bursztyn-Miranda, do Coletivo RJ - Memória, Verdade e Justiça. Ela mesma foi presa durante a ditadura militar e ficou nove meses encarcerada no prédio do Dops.
Ana acredita ser difícil conciliar o projeto do memorial com o do museu da Polícia Civil. “Se nós tivéssemos uma polícia que não fosse tão violenta, que ao menos reconhecesse o que foi esse golpe de Estado e o quanto ela fez sofrer a população, a gente poderia até discutir essa questão. Mas, neste momento em que pessoas são arrastadas, que Amarildos se proliferam, é difícil. No momento histórico que a gente vive, são iniciativas antagônicas. Será possível quando ela [polícia] e as Forças Armadas reconhecerem o que aconteceu e como foram violentas.”
O prédio tem 6 mil metros quadrados, e foi construído em 1910 para ser sede da Polícia Central do Brasil, quando o Rio era a capital do país. Por suas dependências passaram gerações de ativistas políticos, quase todos vítimas de maus-tratos e torturas.

Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil

Comissão de auditoria do TCE acompanha contratações de consultorias do RN SUSTENTÁVEL


                                 Foto: Jorge Filho

A unidade gestora do projeto RN SUSTENTÁVEL, órgão da Seplan, foi convidada pela Comissão de Auditoria de Créditos Externos do TCE (COPCEX) a prestar informações sobre o empréstimo realizado junto ao Banco Mundial  e em especial às formas de contratação das consultorias necessárias para execução do projeto no estado. A Comissão foi criada especialmente para auditar os recursos aplicados no RN SUSTENTÁVEL.  Participaram da reunião o presidente do TCE,  conselheiro Paulo Roberto Alves e o procurador geral do MPjTCE,  Luciano Ramos.
            A diretora da unidade gestora do projeto, Ana Guedes, demonstrou através de planilhas técnicas,  como está sendo realizada a contratação de consultorias pelo projeto.  A diretora exemplificou os  métodos de seleção;  o controle de custos; as formas de licitação e os limites financeiros para contratação; as remunerações e encargos. A diretora deixou claro  que para o Banco Mundial o termo consultoria é bem mais abrangente que o entendimento jurídico da lei 8.666/93. "Estamos seguindo todas as normas exigidas pelo Banco Mundial", afirmou. A próxima reunião será realizada até  o fim do mês juntamente com Banco Mundial para dar andamento às ações do projeto.

fonte: http://www.tce.rn.gov.br/


Natal sedia I Encontro sobre Adoção Internacional dias 27 e 28



O juiz coordenador do Judiciário Estadual para a Infância e Juventude, José Dantas de Paiva, destaca a realização em Natal, do Encontro Nacional das Autoridades Centrais da Infância e Juventude, nos próximos dias 27 e 28 de março, quinta e sexta-feira da próxima semana, no Nobile Hotel, situado na Praia de Ponta Negra, zona Sul de Natal. A meta é atualizar e monitorar as informações relacionadas à Adoção Internacional.
É a primeira vez que o Encontro – realizado com regularidade em Brasília – acontecerá na capital potiguar, por sugestão do próprio magistrado, que ressalta a necessidade de se esgotar todas as possibilidades de adoção, em solo brasileiro, para se pensar em adoção feita por famílias estrangeiras.
“A meta será sempre a de tentar, primeiro, a família natural, depois a família extensa, depois uma substituta e ver o caminho da adoção internacional como último recurso”, explica o magistrado.
De acordo com o magistrado, a chamada 'Autoridade Central' – com este objetivo ligado à Adoção Internacional, foi criado em 1990, com a edição do Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo um órgão vinculado à Presidência da República. No Rio Grande do Norte, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (CEJAI-RN) é que funciona como a central.
“Esse encontro reúne as centrais de todos os estados”, destaca, ao acrescentar que a meta é discutir, dentre outros pontos, se há uma idade mais adequada para que uma criança esteja apta à Adoção Internacional.
Fonte:http://www.tjrn.jus.br/

Novo ministro garante apoio à produção pesqueira potiguar

                                 Foto: Elisa Elsie

A Governadora Rosalba Ciarlini recebeu na manhã desta sexta-feira (21), na Governadoria, o novo ministro da Pesca, Eduardo Lopes. Em pauta na audiência, dois assuntos de relevante importância para o Rio Grande do Norte: a conclusão das obras do Terminal Pesqueiro e a construção de Parques Marítimos.
O novo ministro garantiu a chefe do Executivo Potiguar o apoio para a construção de 91 pólos pesqueiros, um investimento que irá aumentar a produção potiguar para cerca de 170 mil toneladas ao ano, o equivalente a aproximadamente 8% da produção brasileira. “Já fizemos a demarcação de algumas áreas e após esse processo partimos para licitar essas obras. Com a construção do Parque Marítimo na barragem Armando Ribeiro Gonçalves e o apoio desses novos pólos pesqueiros vamos praticamente dobrar a produção norte-riograndense”, afirmou Lopes.
“A construção de um Parque Marítimo na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves vai representar emprego e renda para os potiguares. Antes desse projeto a barragem não tinha essa utilização, com o apoio do Ministério da Pesca, vamos conseguir aumentar a produção de pescado e melhorar a vida das famílias que vivem da pesca”, comemorou Rosalba Ciarlini.
Outras localidades para a construção de pólos pesqueiros, como Umari, Itajá e Santa Cruz, já aguardam a liberação das licenças ambientais para serem iniciadas.
Outro importante apoio firmado pelo ministro da Pesca foi relativo ao convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que permitirá a realização de estudos e levantamentos sobre algas, camarão e beijupirá.
Na presença da secretária de Infraestrutura do Estado, Kátia Pinto, e do secretário de Agricultura e Pesca, Tarcísio Bezerra, o ministro questionou a celeridade das obras do Terminal Pesqueiro de Natal. “Sei que já estamos em fase de conclusão, precisamos desse Terminal para conseguir promover e aumentar a produção potiguar”.
Segundo Kátia Pinto, os problemas burocráticos que estavam travando a retomada da obra foram resolvidos pela Governadora Rosalba Ciarlini, com 96% concluído, a previsão é que a fase de mobilização para o retorno aconteça em 30 dias. “Com o retorno dos trabalhadores a expectativa é que o Terminal Pesqueiro de Natal seja entregue em cinco meses”.
Ainda participaram da reunião, o presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores, Abraão Lincoln e o superintendente federal de Pesca e Aquicultura do Ministério, Abraão Lincoln Júnior.

ASSECOM/RN



quinta-feira, 20 de março de 2014

PARÓQUIA DE TOUROS PROMOVE PRIMEIRA ESCOLA MISSIONÁRIA



Neste domingo, dia 23, a Paróquia de Touros estará realizando a I Escola Missionáriapara agentes de pastoral, lideranças e animadores de setores missionários (Círculos Bíblicos), a partir das 8 horas no Ginásio Poliesportivo Ir. Aloisia Gehardinger, na rua Fausta Tenório.
A Escola Missionária, traz como tema de estudo o documento 104 da CNBB:  Comunidades de comunidade:  uma nova paróquia, e terá a assessoria do padre Samuel Briano, coordenador pastoral da Diocese de Pesqueira e membro do COMIRE-NE.
As inscrições , na secretaria paroquial.   
Aproximadamente mil pessoas estão sendo aguardadas para este encontro que terá o seu encerramento as 16 horas, com celebração da missa.

Fonte: http://www.touros1501.com/

Touros e Rio do Fogo defendem uso comum dos Parrachos


Na manhã desta quinta-feira (20) estiveram reunidos no Ecoposto da praia de Maracajaú, representantes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema - e representantes dos municípios de Touros e Rio do Fogo para tratarem do uso comum dos parrachos pelas duas comunidades.

Representando o município de Touros compareceram a reunião, o representante da prefeitura, Luiz Penha, o representante da Câmara Municipal e Presidente da casa legislativa, Diego Cavalcanti, o representante da Colônia de Pescadores, a Presidente Marinalva da Silva, os empresários Marco Polo, Flávio Ribeiro, Flávio Ricardo e Anselmo Barros.

Representando o município de Rio do Fogo compareceram a reunião, o vice-prefeito, Gilmar Miranda, a Secretária de Meio Ambiente, Carla Rodrigues, o Secretário de Turismo, Junielson Gomes, o Secretário de Pesca, Hagaci Virgínio, empresário Túlio Paiva, o Presidente da Colônia de Pescadores, Manoel Lourenço e pescadores de ambas as comunidades.
A reunião foi fruto de discussões que já vêm ocorrendo desde o dia 11 de março, quando representantes de Touros se reuniram no Centro de Turismo da cidade, para definirem qual o posicionamento do município, quanto ao uso dos parrachos.
Iniciativa do mesmo porte foi tomada pelos representantes de Rio do Fogo, que realizaram diversas reuniões com segmentos da comunidade para discutirem o tema.

Ontem à noite, os representantes do município de Touros se encontraram na Câmara Municipal de Rio do Fogo, com os representantes do respectivo município, e chegaram à conclusão de que os p
arrachos devem ser de uso comum das duas localidades, já que os frutos dessa decisão serão benéficos para a economia e o crescimento turístico de ambas as praias.
Na reunião com os representantes do Idema (Maria José e Ana Luísa) após muitos questionamentos, ficou definido que os técnicos do órgão irão analisar as solicitações de ambos os municípios, quanto ao uso comum dos parrachos, a permissão para a exploração por parte dos empresários de Rio do Fogo, bem como o aumento das cotas, já que há demanda para justificar o aumento e o incremento turístico.

O órgão ficou de dar uma resposta aos respectivos representantes, na próxima reunião ordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais – APARC, que ocorrerá no dia 24 de abril.
Fonte: http://www.touros.rn.gov.br/

Deputados aprovam Lei que permite venda de bebidas alcoólicas em estádios do RN



A maioria dos deputados presentes da sessão plenária desta quinta-feira (20) aprovou o Projeto de Lei de autoria do deputado José Adécio (DEM), que autoriza e regulamenta a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios e arenas esportivas do Rio Grande do Norte. Apenas a deputada Márcia Maia (PSB) se posicionou contra a matéria.
Com a aprovação, a venda deverá ocorrer até duas horas antes e terminar uma hora depois do evento. O recipiente não pode ser superior a 500 mls. Cada consumidor pode retirar apenas um copo, de material flexível, mediante apresentação do documento de identificação para comprovar a maioridade. O Poder Executivo é o responsável por estabelecer a sanção e promover a fiscalização da lei.
Tal Projeto já havia sido vetado pelo Governo do Estado e foi reapresentado com alterações. O deputado José Adécio retirou o artigo instituidor da multa e destinação dos recursos para a secretaria de esportes. Esses artigos, segundo o deputado, foram considerados inconstitucionais pelos auxiliares do Executivo.

Fonte: http://www.blogdeassis.com.br/

quarta-feira, 19 de março de 2014

Governo encaminha projeto que revisa Plano de Carreira do Magistério para ALRN



A Governadora Rosalba Ciarlini encaminhou para apreciação da Assembleia Legislativa o projeto de lei que revisa a Lei Complementar 322, de 2005, alterando o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério. A principal mudança, proposta pela secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, revisa o texto do artigo 45, que diz respeito a mudança de nível e progressão de carreira.
“De acordo com a lei em vigor, o professor ou especialista em Educação muda de nível, a partir de uma especialização, mestrado ou doutorado, mas retroage na classe, perdendo uma ou duas letras. Com essa mudança, ele vai avançar no nível, sem alteração da letra, conquistando um benefício no salário consideravelmente superior ao que recebe hoje ao se qualificar”, detalhou a secretária Betania Ramalho.
O projeto revisa ainda alguns trechos do Plano de Cargos do Magistério, como os que dizem respeito a jornada de trabalho, oficializando o que já está sendo praticado pela Secretaria de Estado da Educação, de acordo com a Lei Nacional do Piso. Com isso, a jornada estadual anterior, com 24 horas semanais para exercício em sala de aula e 6 horas para planejamento, será alterada oficialmente para 20 horas em sala e 10 horas para planejamento. 
O Estado já cumpre essa organização na jornada do professor desde o ano passado, em acordo com a lei federal, mas a atualização do texto da lei estadual também é necessária e será feita.
Com o encaminhamento do projeto que revisa o Plano de Cargos do Magistério, o governo zera a sua pauta de benefícios represados com a categoria dos professores. Desde 2011, o Governo do RN concedeu aos professores da rede estadual de ensino um ganho real de 91,5% de reajuste salarial para ativos e aposentados nesses três anos; O último reajuste de 8,32% foi concedido em janeiro de 2014 para ativos e inativos. Na prática, o professor em início de carreira, somente com a graduação, sem especialização, mestrado ou doutorado, recebia um salário de R$ 930,00 quando a nossa gestão iniciou e agora está recebendo R$ 1.780,00.
Foram encaminhados anteriormente e aprovados três importantes projetos para Assembleia Legislativa, entre eles o que reajusta o valor da gratificação dos diretores e vice-diretores das escolas, chegando a dobrar, em alguns portes, o valor do benefício; além disso, o Governo liberou a progressão horizontal, concedendo uma letra no plano de carreira a todos os professores e especialistas em Educação, sem a necessidade de avaliação, garantindo mais 5% de reajuste no salário, fora os 91,5% de reajuste acumulado.

Assessoria SEEC

Dilma defende investimentos em obras estruturais para enfrentar a seca



Ao inaugurar hoje (19), em Fortaleza, o Trecho 5 do Eixão das Águas, sistema que vai complementar a oferta de água no Ceará, a presidenta Dilma Rousseff defendeu investimentos federais em obras estruturais para enfrentar a seca, e não apenas ações emergenciais.
Segundo Dilma, junto com o Eixão das Águas, obras como o projeto de transposição do Rio São Francisco e a construção de outros cinturões hídricos e barragens vão melhorar as condições de acesso à água em regiões que sofrem com a estiagem.
“O Brasil está mudando de forma qualitativa. Não estamos só fazendo pequenos trechos ou obras emergenciais. Esta é uma das obras estruturantes para segurança hídrica do Ceará. E é obra que não aparece, porque ninguém fica passando ali e olhando a água correr. Mas essa obra que ninguém vê todos os dias é a obra cujos resultados a gente vê todos os dias, quando abre a torneira e toma um copo de água. Tem todo o sentido de garantir esse elemento fundamental para vida e produção”, disse a presidenta, em discurso durante a cerimônia.
Além de obras, Dilma disse que programas sociais do governo têm ajudado a minimizar os impactos da estiagem em municípios do Nordeste brasileiro. “Todos os mecanismos de proteção e garantia, essa espécie de rede de proteção social, todos eles são responsáveis por não ter tido nenhum movimento de avanço [saques] sobre supermercados, lojas ou feiras, que ocorriam no passado”, comparou. “Ser capaz de conviver com a seca é saber que ela vai ocorrer e que você vai enfrentar”, acrescentou.
O Trecho 5 do Eixão das Águas vai beneficiar 4,2 milhões de habitantes de quatro cidades da região metropolitana de Fortaleza: Pacatuba, Maracanaú, Caucaia e São Gonçalo do Amarante. Do total de R$ 1,5 bilhão investido na obra, R$ 315 milhões foram destinados a esse trecho.
Além do sistema hídrico, na mesma cerimônia, Dilma entregou 172 máquinas a prefeitos de municípios cearenses com até 50 mil habitantes.  De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), foram investidos quase R$ 50 milhões na compra de duas motoniveladoras, 41 caminhões-caçamba, 59 caminhões-pipa e 70 pás carregadeiras.
Os equipamentos, segundo Dilma, serão usados de acordo com as demandas de cada prefeitura, e devem reduzir gastos com manutenção e aluguel de máquinas para execução de obras. “Sabemos que prefeitos convivem com problemas do dia a dia, então é preciso garantir a eles instrumentos. Muitos prefeitos não tinham nenhuma máquina e usavam enxada ou alugavam, ou gastavam um recurso razoável para que essas máquinas fossem consertadas sistematicamente, era dinheiro na oficina”, avaliou a presidenta.
Parte das máquinas entregues simbolicamente hoje só chegará aos municípios na segunda semana de maio, com algumas semanas de atraso em relação ao prazo inicial. O atraso, segundo Dilma, é responsabilidade das indústrias, que alegam excesso de demanda.
Ainda hoje, Dilma participa, também no Ceará, de cerimônia do Programa Água para Todos em Sobral. No total, 363 certificados serão entregues para a implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água.

Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil

JOSÉ ADÉCIO PARTICIPA DE SOLENIDADE DO PROGRAMA COMUNIDADE EM PAZ COM REPRESENTANTES DA SEGURANÇA DO RN

                                         Foto:Rafael Maia


Na noite desta última terça-feira (18), o Deputado José Adécio participou da Solenidade do “Programa Comunidade em Paz”, realizada no auditório da EMATER.

No momento estiveram em companhia do Deputado: O Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, General Eliéser Girão Monteiro Filho; O Sub. Coordenador de Programas para a Cidadania, Coronel Jânio Marinho; autoridades e líderes comunitários.

Na ocasião foi dada posse aos pres. dos Conselhos de Defesa Social das regiões: Zona Sul, Francisca Tavares; Zona Norte, Rosangela Maria da Silva e Zona Oeste, Aldo Marinho.
“O programa irá trazer bases Integradas de Segurança Pública a serem instaladas nos bairros, patrulhamento preventivo, treinamento de pessoas especificas em cada comunidade, para que elas possam identificar a incidência de ocorrências que necessitem o pronto acionamento de um dos órgãos de emergência”.

O programa “Comunidade em Paz” é de grande importância para as nossas comunidades, a atuação conjunta das instituições de segurança do Estado - Polícia Civil, PM, Bombeiros, ITEP, CIOSP, os representantes comunitários e principalmente a população contribuindo através de denúncias, trará segurança e paz para a população. O trabalho em união com certeza proporcionará efeitos significativos no combate à criminalidade. Podem contar comigo, Falou o Deputado.

Por Assessoria

Assembleia Legislativa promove sessão alusiva à CF



A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promove uma sessão solene alusiva à Campanha da Fraternidade 2014, cujo tema é “Fraternidade e Tráfico Humano”. A sessão, de proposição do Deputado Estadual Hermano Morais, acontece na próxima sexta-feira, 21, às 9h30, no Plenário Deputado Clóvis Mota. O Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, e o coordenador arquidiocesano de campanhas, Padre João Maria do Nascimento, participarão da sessão.

Fonte:www.arquidiocesedenatal.org.b

Jogo de abertura da Copa poderá ter problemas de comunicações



Os torcedores que forem assistir ao primeiro jogo da Copa do Mundo deste ano, na Arena Corinthians, conhecida como Itaquerão, poderão ter problemas para falar ao celular ou usar a internet móvel durante a partida. Isso porque as empresas de telefonia alegam que terão pouco tempo para instalar e testar os equipamentos necessários para aumentar a capacidade de tráfego de comunicação.
“Nós precisaríamos de 120 dias e estamos há menos de 90 dias da abertura da Copa, então vamos ter que correr muito com o projeto lá, pois não podemos entrar para fazer o serviço porque a arena está em obras e só podemos colocar os equipamentos depois que está tudo pronto”, explicou à Agência Brasil o diretor executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Eduardo Levy. A instalação dos equipamentos é responsabilidade das operadoras de telefonia.
O acordo comercial para a instalação da infraestrutura indoor já foi fechado com a administração do estádio, mas as empresas alegam que o prazo será apertado, especialmente por causa de possíveis imprevistos, como tubulações obstruídas ou mudanças no projeto. “É possível que não tenhamos a rede do estádio totalmente preparada para a capacidade total, mas vamos torcer que não, vamos continuar trabalhando”, diz Levy. 

Em cada estádio, são cerca de 300 miniantenas instaladas para reforçar a capacidade de transmissão de voz e dados. Com a cobertura
 indoor, que atenderá aos serviços de voz e dados nas tecnologias 2G, 3G e 4G, os torcedores dependerão menos das antenas externas convencionais, que encontram dificuldade para alcançar os sinais por causa das estruturas de concreto dos estádios. Outro estádio que poderá ter problemas de comunicação durante a Copa é a Arena da Baixada, em Curitiba, que também teve o acordo comercial fechado recentemente. A cobertura indoor está em fase de ajustes finais em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, no Recife, Rio de Janeiro e em Salvador. Em Cuiabá, Manaus, Natal e Porto Alegre os acordos comerciais foram fechados e já começou o processo de instalação.
As empresas também estão instalando rede wi-fi para o usuário poder acessar a internet gratuitamente dentro dos estádios. O acesso será livre e sem senhas, é só ativar o wi-fi dosmartphone. Dos 12 estádios que sediarão jogos da Copa, os de Brasília, Cuiabá, Manaus, Porto Alegre, do Rio de Janeiro e de Salvador já autorizaram a instalação e os demais ainda não autorizaram.
Na Copa das Confederações, em junho do ano passado, muitos torcedores reclamaram por não conseguir contato telefônico ou usar a internet durante os jogos. Segundo Levy, a falta de tempo para instalar foi a causa dos problemas. “Apesar de termos corrido muito, em alguns estádios, como o Maracanã, tivemos 47 dias para fazer o projeto inteiro, quando tínhamos pedido 150 dias. Fazer um projeto nesse prazo gera, muitas vezes, falta de tempo para fazer testes, a colocação de algumas antenas adicionais”, explica.

Para a instalação da cobertura indoor, as prestadoras Claro, Oi, Nextel, TIM e Vivo fizeram uma parceria. Será implantado um projeto único, com investimentos e infraestrutura compartilhada. Pelo projeto, os equipamentos das empresas ficam instalados em uma sala e dali parte uma rede de fibras ópticas que ligará pequenas antenas distribuídas ao longo do estádio para garantir cobertura nas arquibancadas, nos camarotes, vestiários, corredores, nas praças de acesso e nos estacionamentos. No entorno dos estádios, as empresas vão colocar estruturas móveis para dar suporte à rede.
O total de investimentos previstos para os 12 estádios é R$ 200 milhões para a colocação da cobertura indoor, que não faz parte dos requisitos da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para os estádios, nem das obrigações previstas nos editais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/