Páginas

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Thompson Fernandes é o novo presidente do TCE e Adélia vice




O conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes é o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado para o biênio 2015/2016, e a conselheira Maria Adélia de Arruda Sales Sousa a vice-presidente. 

A eleição foi realizada na sessão do Plenário desta terça-feira (2) pela manhã, ocasião em que ainda foram eleitos os componentes da 1ª Câmara de Contas, que será presidida pelo conselheiro Gilberto Jales e terá como membros Tarcísio Costa e Adélia Sales, além do auditor Marco Montenegro; a 2ª Câmara de Contas será presidida pelo conselheiro Renato Dias e composta por Paulo Roberto Alves e Poti Júnior. 

O Corregedor será Paulo Roberto Alves, o Diretor da Escola de Contas, Tarcísio Costa e Ouvidor, Francisco Potiguar Júnior. 
A posse ocorrerá no próximo dia 19 de dezembro.
              
Thompson Fernandes tem sua história profissional extremamente ligada ao Tribunal de Contas, onde exerceu o cargo de Procurador do Ministério Público Especial no Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (aprovado em 1° lugar em concurso público), sendo eleito posteriormente para o cargo de Conselheiro, em decorrência da aposentadoria do então conselheiro Getúlio Nóbrega.  

Anteriormente exerceu os cargos de Procurador do Banco Central do Brasil; Defensor Público do Distrito Federal e Procurador do Ministério Público Especial no Tribunal de Contas do Distrito Federal. 

No TCE potiguar presidiu a 1ª Câmara de Contas e a vice-presidência. Também é professor de Direito Constitucional  I, II, III e IV da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte – FARN.
               
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Thompson é  Mestre em Direito do Estado – Direito Constitucional – pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e - Especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

É co-autor do livro O Novo Constitucionalismo na Era Pós-Positivista, escrito em homenagem a Paulo Bonavides - Editora Saraiva, 2009.
               
Adélia Sales é bacharela em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), concluindo o curso em 1980. 

Ao longo de sua vida profissional, exerceu vários cargos públicos, entre os quais, destacam-se: Coordenadora Geral do Gabinete Civil do Governo do Estado; Diretora Administrativa e Diretora Presidente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário – CIDA/RN; Diretora Administrativa e Financeira da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN – EMPARN.
               
Após ter exercido esses cargos, precisamente em 29 de março de 1983, foi nomeada pelo então governador Lavoisier Maia Sobrinho, para assumir o cargo efetivo de Auditora do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte. 

Nessa condição, exerceu, por diversas vezes, em caráter de substituição legal, as funções de Conselheira da mesma instituição, permanecendo no referido cargo de auditora até 25 de dezembro de 2006.

Fonte:http://www.tce.rn.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário