Páginas

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

IV Grande Caminhada pela Paz é lançada pela secretária de Educação Justina Iva




No próximo dia 21, os natalenses terão a oportunidade de saírem às ruas para manifestar seu repúdio à cultura da violência. Trata-se da IV Grande Caminhada pela Paz, evento lançado na manhã desta quarta-feira (10), no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). 

A concentração terá início, às 15 horas, no cruzamento das avenidas Itapetinga com João Medeiros Filho, na zona Norte. Às 15h30, haverá show com artistas locais, e às 16 horas, a Caminhada seguirá até o pátio do ginásio Nélio Dias, culminando com show do músico Nando Cordel, ativista da cultura da paz. O espetáculo terá início às 19 horas.

De acordo com a secretária de Educação, Justina Iva, a previsão é de que 30 mil natalenses participem da Caminhada, que está prevista para durar duas horas e meia. Ela disse que a primeira Caminhada ocorreu em 2001, envolvendo todas as escolas municipais. A gestora apresentou números estarrecedores sobre o mapa da violência no Rio Grande do Norte: “Neste ano, tivemos um aumento de 272,4% nos crimes praticados no Estado. Temos média de cinco assassinatos por dia na região metropolitana. Estamos vivendo no Estado e no município de Natal um momento muito desconfortável”, ressaltou a gestora.

Ainda segundo Justina Iva, Natal é a quarta capital mais violenta do Brasil, atrás apenas de Maceió, João Pessoa e Fortaleza. Conforme os dados do mapa da violência, 79,8% das vítimas são jovens a partir de 15 anos. “A Caminhada é para despertar a consciência e cultivar a cultura da paz. Contamos com total apoio da sociedade”.

A realização do evento é da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), com o apoio da OnG Movpaz. Para o idealizador e coordenador da instituição, Clóvis Nunes, a realização da Caminhada é importantíssima porque pretende chamar a atenção da sociedade para uma cultura da paz, em vez de uma cultura da violência, que está enraizada no imaginário da coletividade. “A paz tem um alcance infinito. Temos a paz social, a paz ambiental e a paz interior. Somente pela educação conseguiremos conquistar uma cultura da paz”, ensinou o professor.

Diversas instituições públicas e da sociedade civil organizada apóiam a IV Grande Caminhada pela Paz, entre elas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Câmara Municipal de Natal (PMN), Guarda Municipal de Natal (GMN), Polícia Militar, prefeituras de Macaíba e Extremoz e instituições religiosas.


Fonte:http://natal.rn.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário