Páginas

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Abertura da XV Mostra de Arte, Ciência, Cultura e Conhecimento acontece nesta terça-feira





A Mostra de Arte, Ciência, Cultura e Conhecimento (Marco), realizada anualmente pela Prefeitura da Cidade do Natal sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (SME), está na sua 15ª edição e realizar-se-á no período de 21 a 24 de outubro de 2014, em parceria e simultaneamente com a XX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Cientec/2014), na Praça Cívica do Campus Universitário. A abertura da XV Marco acontece nesta terça-feira (21), às 15h30, com a participação do prefeito Carlos Eduardo e da secretária municipal de Educação, Justina Iva.

Esta edição com o tema “A Escola em Movimento: compartilhando saberes e práticas”, onde a proposição temática denota a escola como espaço de formação integral, humana e cidadã. Lugar de saberes global e/ou da cultura científica. Trata-se de um espaço que tem por princípio o currículo, o aprendizado para a vida, por meio da sistematização e construção de diferentes conhecimentos, na perspectiva de garantir o direito de aprendizagens significativas aos educandos. Sistematização esta, que é originada da intencionalidade do ato de planejar e realizar-se no trabalho pedagógico.

De acordo com a presidente da Comissão Científica da XV Marco, Ednice Peixoto dos Santos, e diretora do Departamento de Ensino Fundamental (DEF/SME), a Mostra se configura em um espaço de socialização e culminância dos projetos pedagógicos desenvolvidos nas Unidades de Ensino (Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e Escolas do Ensino Fundamental) da Rede Municipal de Ensino, desenvolvidos a partir dos conteúdos curriculares e experiências exitosas trabalhadas durante o ano letivo, constituindo-se assim, em uma oportunidade de compartilhamento de saberes e fazeres de discentes e docentes por meio de oficinas, apresentações artísticas no palco, exposição em estandes e Participação Juvenil no Rádio e Jornal Jovem Marco.

Segundo a Comissão Científica da Marco, que é formada por 24 integrantes da SME, este ano participarão 87 Unidades de Ensino, entre 52 Escolas do Ensino Fundamental e 35 CMEIs, e uma média de 15.000 alunos envolvidos nas diversas atividades educativas que se realizarão no pavilhão da XV Marco e muitas dessas atividades acontecerão em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A professora Ednice dos Santos afirma que “a unidade escolar intensifica o movimento, visto que os saberes se alinham a práticas, compartilhando vivências, conhecimentos, artes, ciências, enriquecendo o fazer cultural, pois ninguém é uma ilha que possa viver isolado. Conscientes de que na partilha a Educação se engrandece, pois inerentemente a ela existe a ideia de comunhão em prol do desenvolvimento humano, profissionais da Educação transformam ideias e sonhos em papéis, arames, tecidos, plásticos, cordões em lições, em práticas, em experimentos científicos, em histórias que se contam aos milhares. Desses profissionais dependem o fazer artístico-cultural, científico que esta XV MARCO tão orgulhosamente traz para o corredor cultural, para o palco, para as montagens características nos estandes. Em quinze anos de atuação, a SME mostra através de sua Mostra de Arte, Ciência, Cultura e Conhecimento a produção das unidades escolares, valorizando as potencialidades, criatividade de todos que fazem a comunidade escolar”.


Fonte:http://www.natal.rn.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário