Páginas

terça-feira, 24 de junho de 2014

Artesãos da região de Caraúbas são destaque em documentário da UFRN




Promovendo o artesanato potiguar, equipe formada de alunos, professores e técnicos do Departamento de Artes (Cursos de Artes Visuais e de Design) da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte estiveram em Caraúbas nos dias 19 e 20 de junho, fazendo gravações para uma série de documentários em vídeo. 

Estes compõem o projeto “Vernáculo”, que tem por objetivo mapear, estudar e promover a arte popular e o artesanato dos diferentes municípios do Estado.

Com apoio da Prefeitura Municipal de Caraúbas, que auxiliou com levantamento de informações.
Foi aproveitada a ocasião para fazer o cadastramento dos artesãos e assim realizar no futuro próximo possíveis incentivos na manutenção das atividades culturais.

Na região da “Várzea”, foram encontradas diversas famílias que aproveitam a palha da carnaúba para a confecção de vassouras, esteiras, chapéus, e até gaiolas.

No bairro Leandro Bezerra, foi constatado o trabalho do senhor José Sérgio da Silva, mais conhecido por “Zé de Sérgio” ou “Zé da Sola”, artesão do couro que realiza desde o preparo da matéria-prima até a produção de peças como cintas, chicotes, coleiras, entre outros artigos para o uso em animais do campo e até mesmo para o homem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário