Páginas

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Prefeitura realização ação de saúde para pescadores



Palestras, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e orientações marcaram a manhã dos pescadores tourenses.
Pescadores.JPG
Pescadores de Touros participaram, na manhã desta quarta-feira (23), de ação de saúde, fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal de Touros, por meio do Núcleo de Assistência à Saúde da Família – NASF, da Secretaria Municipal de Saúde, e a Colônia de Pescadores-Z2 Lucilo Afonso do Nascimento.
De acordo com a Coordenadora do NASF, Lidiane Câmara, o objetivo da ação é a melhora da qualidade de vida dos pescadores, a partir de palestras educativas, rodas de conversa, dinâmicas, avaliações e exercícios.
O médico ginecologista, Wartson Barbosa, que atua profissionalmente há 12 anos no município e atende no PSF da Ponta do Calcanhar, fez uma palestra focada na prevenção aos problemas da próstata. “Um momento como esse é muito importante, pois se trata da prevenção de doenças, especificamente do câncer de próstata, já que os homens procuram menos o médico do que as mulheres”, esclareceu o profissional.
A Psicóloga Patrízzia Daniela abordou questões como alcoolismo e a dificuldade do homem em procurar ajuda para tratar essas questões que, muitas vezes, atrapalham o dia a dia.
Como a vida no mar implica em grande exposição ao sol, os pescadores receberam orientações para uso de protetor solar antes e durante a atividade pesqueira, conforme orientação da enfermeira Andréia Carielo, de forma a prevenir o câncer de pele.
Pressão arterial.JPG
No evento, o público teve oportunidade de realizar teste der glicemia e medição da pressão arterial, além de receber um kit com protetor solar e preservativos.
saúde.JPG
A nutricionista Ana Carolina tratou de orientações sobre a qualidade dos alimentos, o acondicionamento feito pelo pescador ao levá-lo para o mar, além da hipertensão arterial, consumo de sal e hidratação.
 “Com certeza a nossa atividade vai melhorar muito a partir dessas orientações que recebemos aqui em nossa Colônia”, expressou o pescador Lucinaldo Nascimento.
Insdtrução física.JPG
A fisioterapeuta Taliane Morais esclareceu sobre alongamento, atividade física e procedimentos a serem adotados pelos pescadores para atenuarem a intensidade da atividade laboral diária. O Educador Físico Maicon Garcia, com demonstrações práticas, apresentou a forma e a postura correta para empurrar a jangada, levantar o peso dos instrumentos de trabalho, evitando a sobrecarga da coluna vertebral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário