Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2014

COM-VIDA chega ao município de Touros



Diretores, coordenadores e alunos de escolas públicas e particulares discutiram como potencializar ações ambientais nas escolas.
Público.JPG
Nos dias 28 e 29, respectivamente segunda e terça-feira, estiveram reunidos no auditório do hospital Paulo de Almeida Machado, diretores, coordenadores pedagógicos e alunos de onze escolas, entre públicas e particulares do município de Touros, para discutirem a criação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola – COM-VIDA, de cada escola.
A iniciativa surgiu na 1ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério da Educação, no ano de 2003.
A comissão é um conselho escolar com a missão de realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre escola e comunidade (empresas, ONGs, prefeitura e associações de bairro e de moradores). Cada escola pode trabalhar um tema ambiental específico, conforme a realidade local.
Palestrante.JPG
Os alunos participantes no município de Touros compõem o ensino fundamental II, que compreende os estudantes do 6º ao 9º ano.
Segundo a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Rosângela Silva, a instalação da COM-VIDA em Touros é uma parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema e Ministério Público.
Nos dois dias de encontro os temas tratados foram o COM-VIDA, a Agenda 21 e os resíduos sólidos, sob a responsabilidade da Assistente Social e Educadora Ambiental do Idema, Márcia Nina e da Pedagoga Mércia Francisca.
Palestrante IDEMA.JPG
De acordo com a Educadora Ambiental do Idema, o encontro tem por finalidade a preparação do público alvo para instalar a comissão nas escolas, com o intuito de tratar a problemática ambiental na comunidade. O COM-VIDA já foi implantado em sete municípios do Rio Grande do Norte, neste ano de 2014.
“É muito importante debater as questões sobre o meio ambiente. Vários projetos elaborados nas escolas discutem a questão da coleta seletiva, poluição das águas, e a gente precisa, com isso, dar retorno à sociedade e aos órgãos competentes”, expressou Liana Barbosa, diretora da escola municipal Lindalva Taveira, distrito de Carnaubinha.
Agenda 21
A agenda 21 é uma agenda de compromissos e ações sustentáveis para o Século XXI. Ela foi assinada na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992. Nessa agenda estão definidos os compromissos que 179 países assumiram de construir um novo modelo de desenvolvimento que resulte em melhor qualidade de vida para a humanidade e que seja econômica, social e ambientalmente sustentável.
Fonte: http://www.touros.rn.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário