Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Prefeitura participa do aniversário da banda Tabelião Júlio Maria




Uma noite de muita música. 

É assim que podemos definir a comemoração de trinta anos da banda tabelião Júlio Maria, realizada nesta quinta-feira (30) no Centro de Turismo.

Inicialmente foi apresentado um mini documentário em que foi contada a história do surgimento da banda de música, no ano de 1984. 

A banda, formada por vinte e três componentes, sob a regência de José Júnior Bezerra, iniciou a apresentação com a música Royal Cinema, do compositor potiguar, Tonheca Dantas, no repertório entraram ainda músicas de Luiz Gonzaga, Zequinha de Abreu e compositores tourenses como José Porto Filho, com Parracho Seco; Luiz Penha, com Águas de Touros e Ivanildo Penha com o samba, Prá ver Você.

A mesa foi composta pelo professor aposentado, Gaspar França; tabelião Júlio Nascimento; professor Francisco das Chagas; Secretária de Turismo, Lenira Barros; músico local, Almir Felipe; Diretor do SAAE, Jaci Nascimento; Secretária de Ação Social, Andréa Karine, representando o prefeito Ney Leite e tabelião Carlinhos do Cartório.

Com a presença da população e convidados, a banda homenageou algumas pessoas com o “Título de Reconhecimento” aqueles que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento cultural de Touros, nas mais diversas áreas, entre eles, o ex-deputado federal, Antônio Câmara; o ex-prefeito de Touros, Pedro Ribeiro; o repentista, Domingos Tomáz, as senhoras, Janaina Cristina e Maria Isabel; o senhor Zacarias de Oliveira, o compositor Luiz Penha e o ex-prefeito José Joaquim.

Em função de sua viagem a Brasília para tratar de projetos de interesse do município de Touros, o prefeito Ney Leite foi representado pela Secretária de Ação Social, Andréa Karine que externou o pensamento do gestor municipal.

 “A nossa querida banda Tabelião Júlio Maria, quantas histórias, desafios, quantos de nossa comunidade já a integraram. Sem dúvida se hoje estamos aqui comemorando seus trinta anos, o amor à música bate forte no coração de seus integrantes. Por isso contem com a Prefeitura Municipal de Touros, pois sabemos a importância desta banda para o município e para nossa cultura. Parabéns”, concluiu a representante do prefeito.



Tabelião Júlio Maria

Júlio Maria do Nascimento nasceu em 29 de maio de 1897. Em 1922, participou da primeira banda de música de Touros; escrevia e tocava as suas próprias composições.

Em 1929, foi convidado para dirigir a banda de música do município de Areia Branca, onde permaneceu por dois anos.

Em 1931, foi nomeado, por ato do então governador Juvenal Lamartine, tabelião e escrivão do cartório de Touros.

Participou da política, foi professor e se dedicou, nas horas vagas, à pintura e outras atividades de Belas Artes.
Fonte:http://www.touros.rn.gov.br/





Nenhum comentário:

Postar um comentário