Páginas

domingo, 5 de janeiro de 2014

ABC e América iniciam, nas próximas semanas, suas respectivas temporadas no futebol brasileiro.


ABC e América iniciam, nas próximas semanas, suas respectivas temporadas no futebol brasileiro. Mas, ao contrário de 2013, em situações diferentes. O alvinegro, disputa o Campeonato Estadual, enquanto o alvirrubro concentra suas forças para buscar o título da Copa do Nordeste.

 direção abecedista decidiu manter o técnico Roberto Fernandes no comando do time, mas, perdeu boa parte da base que disputou a reta final da série B do Brasileiro. Do time titular, ficaram apenas os volantes Daniel Paulista e Somália, o meia Júnior Timbó (que, contundido, só vai entrar em campo na série B) e o atacante Gilmar. Outros jogadores que, em algum momento na temporada passada foram titulares, como o zagueiro Gílson, e os volantes Michel Schmoller e Rodrigo Santos, permaneceram no ABC.

Deixaram o clube, o goleiro Wilson Júnior, os laterais Renato, Thiaguinho e Wesley Bigu, os zagueiros Flávio Boaventura e Rogélio (Lino segue negociando sua renovação), o volante Edson (Bileu ainda pode voltar), o meia Giovanni Augusto e o artilheiro do time, Rodrigo Silva, que acertou com o Criciúma/SC.

Até o momento, 16 novos reforços chegaram ao clube, com destaque para o goleiro Bruno Fuso, que veio da Ponte Preta/SP, o lateral direito Patrick, que pertence ao América/MG, o meia  Diego Rosa, que foi revelado pelo Vasco da Gama/RJ e o atacante Lúcio Flávio, com passagens pela Ponte Preta e Guaratinguetá e que estava no futebol asiático.

Mas, o torcedor abecedista que pensa que o time que vai estrear no campeonato estadual,  contra o Palmeira de Goianinha, no  próximo sábado, no Nazarenão, será a equipe titular, pode ter uma surpresa, de acordo com o técnico Roberto Fernandes. Hoje, o time faz um amistoso contra o CPS/PB, no Nazarenão, às 15h30. “Que o torcedor não se engane. Nessa primeira fase do campeonato estadual, vamos usar apenas para preparar o time para a sequência da temporada. Lógico que vamos buscar a vitória em todos os jogos, mas, não podemos nos esquecer do planejamento. Essa fase inicial dá, ao campeão, apenas uma vaga na Copa do Brasil de 2015, a mesma coisa se você ganhar um dos dois turnos seguintes. Independente dos resultados das partidas, iremos mudar o time cerca de 30% de um jogo para o outro. Primeiro, vamos pelo aspecto físico, depois, por opções táticas”, explicou Fernandes,



No América, a situação é mais tranquila para o técnico Leandro Sena. Primeiro, na questão pessoal: depois de conseguir recuperar o tima na série B da temporada passada, que corria o risco de rebaixamento, o comandante alvirrubro ganhou um voto de confiança da direção americana e teve seu contrato renovado para 2014. Com isso, o treinador teve como, ao lado da sua comissão técnica e dirigentes rubros, montar todo o planejamento para a disputa da Copa do Nordeste. E conseguiu o principal, que foi manter quase que 95% do time titular. Deixaram o América apenas o lateral esquerdo Wanderson,  o  volante Coutinho e o atacante Rodrigo Pimpão.

O goleiro Andrey, os zagueiros Edson Rocha e Cléber, o lateral esquerdo Rai, os volantes Márcio Passos e Fabinho e os atacantes Adriano Pardal e Max permanecem, não só no elenco, como também entre os titulares. Antes, as permanências do lateral direito Norberto e do camisa 10 Régis, dadas como impossíveis, contrariam os prognósticos, e os dois atletas renovaram, dando assim, para Leandro Sena, uma base sólida para o início da disputa regional.

Na teoria, a única vaga aberta no tima titular do América é a deixada por Coutinho. Dois recém-contratados, Tiago Dutra e Denner, que veio do São Paulo, são os mais fortes candidatos a brigar pela posição de segundo volante. Ao contrário de anos anteriores, onde a direção rubra decida apostar em nomes conhecidos e experientes, para 2014 o processo foi invertido. O clube se reforçou com vários jogadores jovens, promessas de grandes clubes do Brasil, como o atacante Alfredo, do São Paulo e o meio campo Pedrinho, do Flamengo. O nome mais conhecido foi do zagueiro Dalton, que teve passagens pelo Fluminense e Internacional.

Para o treinador americano, essa mescla de juventude e experiência, é o ideal no time de futebol, que tem tudo para fazer uma boa campanha na Copa do Nordeste, mesmo sabendo das dificuldades que o time vai encontrar na disputa, já que faz sua estreia diante do Vitória, fora de casa, no Barradão, em Salvador.

Felipe Gurgel - Repórter
TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário