Páginas

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Educação reforça cadastramento de CPF para solicitação de matrículas



A Secretaria de Estado da Educação se prepara para abrir o período de solicitação de matrículas, na próxima segunda-feira (18), alertando aos pais e alunos para as novidades do processo este ano. Entre as principais mudanças está a necessidade do aluno apresentar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) na hora de solicitar a matrícula. Em 2012, o documento não era exigido.

Para facilitar o acesso dos estudantes ao documento, a Educação fez parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUC), formando equipes distribuídas em todas as regiões do Estado, para cadastrar o CPF dos alunos diretamente na escola. Na maior parte do Rio Grande do Norte esse processo já está sendo encerrado, mas em Natal o cronograma de cadastramento continua até o dia 2 de dezembro.

Nesta quinta-feira (14), o cadastramento será feito na Escola Estadual Sebastião Fernandes, no Barro Vermelho. Nos dias 19 e 20, o polo será o CENEP, na Praça Cívica, em Petrópolis. Já a Zona Norte será atendida na semana seguinte. Nos dias 25 e 26, o cadastramento será na escola Miriam Coeli, em Nova Natal. A escola Peregrino Júnior, no Santa Catarina, será o polo nos dias 27 e 28. O cronograma será encerrado na escola 15 de outubro, no Santarém, onde o cadastramento será feito nos dias 29/11 e 02/12.

“É importante que os estudantes que perderam o cadastramento em suas escolas se dirijam a um desses polos para retirar o seu documento, de forma gratuita. Caso percam os prazos, ainda há a possibilidade de retirar o CPF nas Centrais do Cidadão, onde é cobrada uma pequena taxa. O que não será possível é o estudante realizar a sua matrícula sem o CPF, pois o documento evita a duplicidade de matrícula”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho.

A secretária também falou sobre a expansão do Sistema de Gestão da Educação para todo o Estado. “Outra mudança significativa no processo de matrículas 2014 é a interiorização do SIGEduc. Isso significa dizer que todos os alunos do estado solicitarão sua matrícula exclusivamente pela internet, através do site www.sigeduc.rn.gov.br. Em 2012, a matrícula em Natal já ocorreu pelo sistema, e com essa experiência estamos levando o SIGEduc para todo o estado.”

Segundo a secretária, a consolidação do SIGEduc é um dos maiores legados construídos pela atual gestão. “Com a utilização de uma tecnologia que nasceu na UFRN, a Educação do Rio Grande do Norte é pioneira no que diz respeito a sistemas de gestão da rede pública. Tanto que o Ministério da Educação está investindo no SIGEduc, buscando levar o sistema para outros estados do país. O que estamos vivenciando hoje é uma verdadeira transformação do processo de gestão da rede, por meio das novas tecnologias. É uma política estruturante de estado e não de governo.”

A Secretaria de Estado da Educação disponibilizou em sua página, na internet, vídeos tutoriais sobre a utilização do SIGEduc, onde pais e alunos podem conferir o passo a passo da solicitação de matrícula. O endereço é owww.educacao.rn.gov.br.

Por Assessoria SEEC/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário