Páginas

sábado, 30 de novembro de 2013

Dia Mundial de Luta contra Aids terá ações no Rio Grande do Norte



No dia 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a Aids, serão realizadas no Rio Grande do Norte várias ações para incentivar o diagnóstico precoce do HIV, da sífilis, das hepatites B e C, além de indicar o tratamento gratuito como um direito garantido pelo SUS e reforçar o uso da camisinha como forma mais eficaz de prevenção as doenças sexualmente transmissíveis (DST). No RN, já foram registrados 3594 casos de Aids em adultos, no período de 2000 a 2012.

A programação do Dia Mundial, que será no próximo domingo começa com dois passeios ciclísticos organizados pela Associação dos Ciclistas do RN (ACIRN) e ONG Baobá em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Em Natal os ciclistas se concentram às 7h30, em frente ao Supermercado Nordestão do bairro Santa Catarina na Zona Norte; na cidade de Santa Cruz, a concentração será na Praça da Matriz de Santa Rita de Cássia, às 15h30.

No mesmo dia, a Sesap realiza das 9h às 15h a entrega de preservativos na praia da Redinha. A programação prossegue até o dia 20 com palestras de orientação e prevenção, a realização de seminários de prevenção às DSTs com foco na terceira idade e a inauguração, no dia 04, da Academia de Saúde, no Complexo Cultural da Zona Norte.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual DST/AIDS e Hepatites Virais, Sônia Cristina Lins da Silva, a população terá acesso aos testes rápidos, durante este mês, nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nos Serviços de Atendimento Especializados (SAE), além de postos montados em locais de grande movimentação de pessoas como praças e feiras, de acordo com a proposta local.

Homens detêm maioria dos casos

Dos 3594 mil casos de aids em adultos no Rio Grande do Norte, 67% correspondem ao sexo masculino e 33% ao sexo feminino, o que revela uma razão média de 02 casos em homens para 01 em mulheres. A faixa etária mais freqüente é a de 30 a 39 anos, porém chamamos a atenção para as faixas etárias de 13 a 24 anos e acima de 60 anos por apresentarem um crescimento significativo. No Rio Grande do Norte, em 2011 e 2012, 56% dos casos registrados ocorreram em mulheres e 44% nos homens. A faixa etária predominante foi a de 20 a 29 anos, chamando a atenção para um significativo aumento no número de casos nas pessoas maiores de 60 anos.

Nas gestantes, a sífilis revela uma prevalência oito vezes maior que o HIV, porém apenas 30% delas têm o diagnóstico em momento oportuno. A faixa etária predominante também é a de 20 a 29 anos (54%). A sífilis congênita (quando a doença é transmitida da mãe para o bebê) encontra-se em crescimento, com uma taxa de incidência em 2012 de 5,9 casos por mil nascidos vivos, enquanto que a média do Brasil é de 2,3 casos por mil nascidos vivos. Este crescimento tem sua provável causa na falta de diagnóstico e tratamento da sífilis no adulto, antes da gestação, no período gestacional e nos parceiros.

Hepatite B

Já a série histórica da hepatite B, no RN de 2005 a 2012, mostra uma razão de dois casos em homens para um caso em mulheres. A faixa etária mais freqüente é a de 20 a 29 anos. Em cerca de 3% dos casos notificados há coinfecção com o vírus HIV, causador da aids. A hepatite C tem como meio de transmissão principal a via parenteral. No Rio Grande do Norte, a série histórica de 2005 a 2012 mostrou que há uma tendência ao crescimento da frequência dos números de casos conforme a idade avança. Assim, a faixa etária predominante é a 50 a 59 anos. Dos casos notificados, 93% apresentaram a forma clínica crônica e 3% deles apresentaram coinfecção com o vírus HIV.

“Diante desse cenário, o PE/DST/Aids e Hepatites Virais tem utilizado as ações do Fique Sabendo como estratégia para conscientizar e sensibilizar os gestores, profissionais de saúde e a sociedade acerca da responsabilidade de cada um no enfrentamento dessas doenças”, conclui Sônia Cristina.

Por Assessoria Sesap/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário