Páginas

sábado, 16 de novembro de 2013

Arquidiocese debate Ano da Fé e lança campanha de difusão do Catecismo



Um "Diálogo sobre o Ano da Fé". Esta é a proposta de uma sequência de três programas, a serem apresentados na Rádio Rural de Natal, nos dias 18, 19 e 20 deste mês, das 8 às 9h30, com a participação, ao vivo, do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e de um grupo de padres da Arquidiocese. "Desejo que seja um programa em que haja a oportunidade de interação com a sociedade, a respeito dos temas que vamos tratar: o Ano da Fé, o Concílio Vaticano II e o Catecismo da Igreja", argumentou Dom Jaime, ao propor o programa.
O objetivo é marcar a conclusão do Ano da Fé, na Arquidiocese de Natal. "Mas não quero que encerremos o Ano da Fé e esqueçamos. Desejo que haja uma continuidade na abordagem da Doutrina da Igreja, nas paróquias da Arquidiocese, como consequência do Ano da Fé", esclareceu o Arcebispo. A proposta entrará no Plano Pastoral da Arquidiocese que será montado nos dias 26 e 27 deste mês, na 53ª Assembleia Pastoral Arquidiocesana.
O programa
A proposta de apresentar uma sequência de três programas, através da Rádio Rural de Natal, foi feita pelo Arcebispo aos padres Francisco das Chagas de Souza, coordenador de Pastoral e Vigário Episcopal Urbano; Matias Soares, vigário episcopal Sul; Pe. Paulo Henrique, Coordenador do Curso de Teologia, da Faculdade Dom Heitor Sales; Pe. Abelardo de Freitas Barros, pároco do Beato André de Soveral, de Emaús, com a presença do Diác. José Bezerra de Araújo, da Pastoral da Comunicação; e de Roseane Marques, diretora de programação da Rádio Rural de Natal.
Os três programas serão apresentados, ao vivo, sempre com a presença do Arcebispo e de, pelo menos, dois padres. As abordagens dos três temas serão em sequência. "Durante o programa, é interessante que haja interação com as pessoas, de modo que elas possam fazer perguntas ou tirar dúvidas", explicou Dom Jaime.
No dia 18, será abordado o Ano da Fé, com a participação de Dom Jaime e dos Padres Matias Soares, ; e Paulo Henrique da Silva.
No dia 19, o tema será o Concílio Vaticano II. Além de Dom Jaime, estarão participando o Pe. Júlio César Souza Cavalcante e o Pe. Vicente Laurindo de Araújo. No dia 20, será feita abordagem sobre o Catecismo da Igreja Católica. Além de Dom Jaime, também estarão participando os Padres Abelardo de Freitas Barros, o Pe. José Lenilson de Morais e o Mons. Lucas Batista Neto.
Campanha
Uma das formas de dar continuidade à abordagem da Doutrina da Igreja, como consequência do Ano da Fé, será disponibilizar o maior número possível do Catecismo da Igreja Católica para as pessoas. "Desejo que em cada lar haja, pelo menos, um exemplar do Catecismo", disse Dom Jaime. A campanha será "Um Catecismo em cada lar".
Visando atingir este objetivo, a Arquidiocese está providenciando uma edição própria do Catecismo, com uma apresentação do Arcebispo. "Estamos buscando uma forma de disponibilizar o Catecismo a preço bem acessível, de forma que qualquer pessoa possa dispor de um exemplar desse compêndio da Doutrina da Igreja", explicou o Arcebispo.
A campanha será anunciada no último programa "Diálogo sobre o Ano da Fé", dia 20 deste mês, pela Rádio Rural de Natal. No final do programa, o Arcebispo anunciará a Campanha. "É provável que só a partir dos primeiros meses de 2014 tenhamos disponíveis os exemplares do Catecismo que a Arquidiocese está providenciando", explicou o Diác. Haroldo Lima, Secretário da Coordenação de Pastoral.
O Ano da Fé
A proclamação de um Ano da Fé foi feita pelo então Papa Bento XVI, no dia 11 de outubro de 2012, estendendo-o até 24 de novembro de 2013, na festa de Cristo Rei. Na Arquidiocese de Natal, o Ano da Fé foi definido pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, pelo decreto número 06/2012, no dia 21 de novembro, festa de Nossa Senhora da Apresentação.
Pelo Decreto e pelas normas do Santo Padre, durante o Ano da Fé, as pessoas poderiam "alcançar indulgência plenária da pena temporal pana os próprios pecados (...)" desde que "deveras arrependidas, que se confessem de modo devido, comunguem sacramentalmente e orem segundo as intenções do Sumo Potífice". A indulgência seria alcançada cada vez que a pessoa visitasse, em forma de peregrinação, uma Basílica Papal, uma catacumba cristã, uma Igreja Catedral, um lugar sagrado.
Na Arquidiocese de Natal, foram indicados os seguintes lugares: Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação e a matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), ambas na Cidade Alta; o Santuário de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha (Tirol); Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, onde estão os restos mortais do Pe. João Maria (Petrópolis); Santuário de Santos Reis (no bairro de Santos Reis), Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu (Nazaré), Santuário dos Mártires, onde houve um dos morticinios dos Mártires (São Gonçalo), Santuário Chama de Amor (Canguaretama), Capela de Nossa Senhora das Candeias, onde ouve o morticínio dos Mártires de Cunhaú (Canguaretama), Santuário de Santa Rita de Cássia (Santa Cruz), Matriz de Bem Jesus dos Navegantes (Touros); e Matriz de Nossa Senhora de Fátima (Parque das Dunas).
Atividades
As paróquias e grupos de fiéis realizaram várias atividades, durante o Ano da Fé. "As paróquias promoveram reflexões sobre o Catecismo da Igreja, sobre o Credo, e realizaram encontros de formação com os fiéis", comentou o Pe. Paulo Henrique. Segundo ele, outras promoveram peregrinação de grupos de fiéis aos lugares indicados para obtenção de indulgências plenárias.
Durante o Ano da Fé, na Arquidiocese de Natal, foram disponibilizados milhares de exemplares do Catecismo Jovem (Youcat). Disponibilizado a preço bem acessível, os muitos grupos de jovens tiveram acesso a esse compêndio da Doutrina da Igreja, por meio das paróquias.
Na paróquia de Santana e São Joaquim, em São José de Mipibu, o pároco, Pe. Matias Soares, realizou estudos sobre o Catecismo com as religiosas, encontros de formação bíblica para grupos de fiéis e fez a distribuição de 800 exemplares do Catecismo Jovem (Youcat). Na paróquia de Santa Maria Mãe, também houve momentos de formação. "Demos formação aos coordenadores de pastorais, grupos e movimentos e para os coordenadores de setores da paróquia", informou o Diác. João Manoel.
No dia de Nossa Senhora da Apresentação, 21 de novembro, o Arcebispo, Dom Jaime, vai anunciar a conclusão do Ano da Fé. Ao mesmo tempo, fará o lançamento da campanha "Um Catecismo em cada lar".

PASCOM\ARQUIDIOCESE DE NATAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário