Páginas

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

AMANHÃ É O DIA ! FESTA DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO !


 A festa de Nossa Senhora da Apresentação será encerrada no dia 21 de novembro, uma quinta-feira, feriado no município de Natal. Nesse dia a programação começa a zero hora, com uma vigília, na Pedra do Rosário, coordenada pela Comunidade Católica Shalon. Às 3h30, acontecerá a procissão fluvial, pelas águas do Rio Potengi, até à Pedra do Rosário, onde, às 5 horas, será celebrada missa, presidida pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, Padre Flávio Herculano.
Às 7h30, na antiga Catedral, também haverá missa, presidida pelo Arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales. Às 10 horas, na Catedral, haverá missa solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. 
A procissão da festa, conduzindo a imagem da padroeira, terá início às 16 horas, saindo da antiga Catedral, seguindo pela Rua Ulisses Caldas, Rua Mossoró, Avenida Prudente de Morais, Rua Apodi e Avenida Deodoro da Fonseca, culminando na Catedral, onde será celebrada missa, marcando o encerramento dos festejos. Nos últimos anos, a procissão da festa fazia o percurso entre o Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, até à Catedral. Neste ano, o Arcebispo, Dom Jaime Vieira, de comum acordo com o clero, decidiu que a procissão retomará o antigo trajeto, realizado entre a antiga e a nova Catedral. “No ano de 2003, por ocasião da comemoração dos 250 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora da Apresentação à Pedra do Rosário, o então Arcebispo, Dom Matias Patrício, decidiu modificar o trajeto da procissão, que iniciaria no Santuário dos Mártires. De lá pra cá, a procissão obedeceu a esse trajeto, até o ano passado. Percebia-se que muitas pessoas, especialmente as mais idosas, ficavam na Catedral, esperando a procissão chegar, já que o percurso era muito longo e debaixo de um sol forte. Assim, por esse motivo e aproveitando a ocasião dos 260 anos de chegada da imagem à Pedra do Rosário, ao encerramento do Ano da Fé e na perspectiva de unir as duas paróquias dedicadas a Nossa Senhora da Apresentação, Dom Jaime decidiu que o percurso da procissão seria da antiga à nova Catedral”, informa o Padre Valdir.

PASCOM\Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário