Páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2013

8º Mutirão Brasileiro de Comunicação começa domingo



Cerca de 800 pessoas, de várias partes do Brasil, chegarão à capital potiguar, no próximo domingo, 27, para participar do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação. O evento, que se estende até o dia primeiro de novembro, tem como tema: “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”.
A abertura acontece domingo, 27, às 19 horas, no auditório do Hotel Praia Mar, na Via Costeira de Natal. Na ocasião, haverá apresentação da Camerata de Vozes do RN e do cantor e compositor Ismael Du Mangue, além de saudações proferidas pelos representantes das instituições promotoras do Mutirão: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Signis Brasil, Arquidiocese de Natal e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através das unidades acadêmicas: Superintendência de Comunicação, Departamento de Comunicação, Centro Acadêmico Berilo Wanderley e Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia.
Atividades na UFRN
A partir da segunda-feira, 28, a programação será desenvolvida no campus da UFRN. Pela manhã, as atividades se concentrarão no Ginásio de Esportes, com a realização de celebrações, seminários e lançamentos de livros. No entorno do ginásio, acontecerá a Feira de Comunicação, com standes, restaurante e apresentações culturais. À tarde, das 14 às 18 horas, acontecerão, simultaneamente, 14 Grupos de Trabalhos, distribuídos em salas de aulas e auditórios distribuídos no prédio do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes – CCHLA, Laboratório de Comunicação, NESC, Comunica e no Setor 2.
A programação do dia 28 iniciará às 8 horas, no Ginásio de Esportes, com uma celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.  Logo após, haverá uma conferência com o professor emérito da UFRJ, autor de vários livros, Muniz Sodré. Nos dias 29, 30 e 31, na parte da manhã, acontecerão seminários, cada um contando com um assessor e dois debatedores.
A programação acadêmica do 8º Muticom será encerrada na quinta-feira, 31. A solenidade de encerramento terá início às 16h30, com homenagens às Rádios Rurais de Natal, Caicó e Mossoró, prestadas pela Signis Brasil, agradecimentos e anúncio da cidade que sediará o 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação, em 2015. Para encerrar a programação, haverá uma apresentação da cantora Elba Ramalho. A apresentação será exclusiva para os participantes do 8º Muticom.
A sexta-feira, primeiro de novembro, será dedicada a passeios, organizados por uma agência de turismo, parceira do evento. A Agência preparou três roteiros: litoral norte, litoral sul e Natal.
Lançamentos
Durante o Mutirão, o final de cada manhã será destinado a lançamentos. No dia 28, o Padre Evaldo César, diretor executivo do Portal A12 e apresentador do Programa ‘Bem-vindo Romeiros”, na TV Aparecida, lançará o livro “Igreja na cidade: desafios e alcances de uma evangelização pela televisão”.
A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Salvador (BA) e a Universidade Católica de Salvador (UCSAL) vão lançar, no dia 29, o Curso de Aperfeiçoamento em Comunicação Pastoral”. A formação é com título de pós-graduação e será voltado para agentes da Pascom e profissionais da área de comunicação e será realizada em módulos.
“Haiti por si: a reconquista da independência roubada” é o título do livro que será lançado no final da manhã do dia 30. Produzido pela Agência de Informação Frei Tito para a América Latina, conhecida como Agência Adital, o livro busca mostrar as possibilidades de reconstrução política, econômica, social e cultural do Haiti.
No dia 31, acontecerá o lançamento do livro digital “Comunicação para a cidadania: objetos, conceitos e perspectivas”, organizado por Cláudia Regina Lahni e Juciano de Sousa Lacerda. Ambos integram o grupo de pesquisa Comunicação para a Cidadania, da Intercom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário