Páginas

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Sesap implanta novos leitos de UTI na rede hospitalar do RN



A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) entregará oficialmente nesta sexta feira (13), às 10h30, oito novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dr. Ruy Pereira. Estes são os primeiros dos 159 novos leitos que serão implantados pelo Governo do Estado do RN para melhorar a estrutura da rede hospitalar do Rio Grande do Norte visando desafogar os hospitais de referência da capital.

De acordo com secretário Luiz Roberto Leite Fonseca, os novos leitos de UTI do Hospital Dr. Ruy Pereira estavam previstos para serem inaugurados na próxima semana, mas, diante da grande necessidade, a Sesap conseguiu criar as condições para antecipar a data. Os novos leitos são frutos de compromisso do Governo do Estado, firmado na Justiça Federal, com o Conselho Regional de Medicina (Cremern), Município de Natal, e com a participação do Ministério Público Federal (MPF).

"Nos dois últimos anos tivemos a habilitação de 88 novos leitos de retaguarda para a rede estadual e habilitação de cerca de 100 novos leitos de UTI. Iremos manter a nossa meta de implantar mais 56 novos leitos de terapia intensiva até o fim deste ano. Os resultados alcançados são uma indicação que o estado vem trabalhando de maneira responsável e comprometida para sanar os problemas da rede estadual de saúde", disse Luiz Roberto Fonseca.

Apontada como uma das carências na Saúde Pública do estado, a necessidade de leitos de UTI no RN será alvo de uma série de ações que serão adotadas pelo Governo com vistas à criação e funcionamento de novos leitos no Estado. O hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, que atualmente conta com 35 leitos de UTI, vai ganhar mais dez leitos; o Hospital Universitário Onofre Lopes implantará mais 9; o Hospital Infantil Varella Santiago receberá 10 leitos, o Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes será contemplado com  8 e a Sesap ainda pretende contratualizar mais 10 leitos de UTI com alguns hospitais privados de Natal.

Os hospitais do Seridó, em Caicó, Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos, e o Regional de Pau dos Ferros deverão receber 10 leitos para adultos. Os Hospitais Tarcísio Maia (Mossoró), Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina), e o Hospital Coronel Pedro Germano da Policia Militar também receberão novos leitos.

Simultaneamente a este processo, a Sesap realiza um dimensionamento de sua rede hospitalar que conta com 24 unidades. A ação tem como prioridade fortalecer pelo menos um hospital em cada região do estado para servir como Hospital de Referência, em municípios pólos, como Pau dos Ferros, Currais Novos, Caicó e Mossoró. Para isso, o Governo do Estado vem investido, desde o ano passado, cerca de 25 milhões em reformas, ampliações e compra de equipamentos.

Por Assessoria Sesap

Nenhum comentário:

Postar um comentário