Páginas

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Revisão biométrica: primeira etapa termina com quase 100 mil eleitores recadastrados



Terminou no último sábado (17) em Natal a primeira etapa da revisão eleitoral com recadastramento biométrico realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte na capital do Estado. Até o final da tarde, 4.488 eleitores foram atendidos, totalizando mais de 98 mil eleitores revisados neste primeiro mês de atendimento no Fórum Eleitoral da capital, na rua Rui Barbosa. Esse contingente corresponde a pouco mais de 18% do eleitorado de Natal, que até o início da revisão contabilizava 528.982 eleitores. A partir de hoje (19), o TRE começa a atender preferencialmente os nascidos nos meses de abril, maio e junho. 
Com o intuito de racionalizar os atendimentos e oferecer maior conforto ao eleitor, O TRE-RN programou para o recadastramento de Natal 4 etapas de atendimento, seguidas de acordo com os meses de nascimento do eleitorado, e oferece ainda o sistema de agendamento prévio dos atendimentos, via internet e telefone. Para esta segunda etapa, entre 19 de agosto e 14 de setembro, os nascidos nos meses de abril, maio e junho devem agendar seus atendimentos por meio do sitewww.tre-rn.jus.br ou pelo telefone 3654-5000. O período de 16 de setembro a 11 de outubro está reservado para os eleitores dos meses de julho, agosto e setembro; os nascidos nos meses de outubro, novembro e dezembro têm preferência de atendimento no período de 14 de outubro a 9 de novembro, e o período que vai dessa data até 14 de dezembro foi destinado aos eleitores que não se submeteram ao recadastramento nas etapas anteriores. Os eleitores que não comparecerem à revisão terão seus títulos cancelados.
Até fevereiro de 2014, o Rio Grande do Norte completa o projeto de recadastrar por biometria 40 municípios, incluindo a capital Natal, e Mossoró, num total de 1.077.483 eleitores. O objetivo do cadastramento biométrico é garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e seguro. A tecnologia da biometria contribui para a racionalização do processo eleitoral, impedindo fraudes na identificação do eleitor. A meta do TSE é de que em 2018 todos os eleitores brasileiros estejam aptos a votar nas eleições após serem identificados pelas impressões digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário