Páginas

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Maluf e Chalita se abstiveram de votar no caso Donadon; veja lista completa


Cinquenta deputados estavam presentes na Câmara mas não foram ao plenário na sessão que iria decidir a cassação do deputado federal Natan Donadon (ex-PMDB-RO). As ausências contribuíram para livrar da cassação o deputado-presidiário, primeiro parlamentar preso desde a volta do país à democracia, em 1985.
Durante a votação, que é secreta, o plenário registrou apenas 233 votos pela cassação --24 a menos do que o mínimo necessário. Outros 131 congressistas votaram pela absolvição e 41 se abstiveram. Dentre os 108 deputados que faltaram, 50 deles estavam no prédio e não foram votar.
Em números absolutos, o PT foi o partido que mais teve evasão de deputados: 11 não compareceram à sessão que poderia ter cassado Donadon.



Proporcionalmente, o partido com mais "fujões" foi o PP: 21,1% dos presentes não votaram.
Natan Donadon foi condenado a mais de 13 anos de prisão pelo STF (Supremo Tribunal Federal) pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia de Rondônia por meio de contratos de publicidade fraudulentos.

OUTRO LADO
O deputado Claudio Cajado (DEM-BA) afirmou em nota à imprensa que sua ausência na votação se deu por motivos de saúde. "Dessa forma, a ausência se deu por motivos alheios a minha vontade. Estive impedido de participar da votação por problemas de saúde, nos termos regimentalmente permitidos".
Ele afirmou ainda que é a favor da cassação do mandato de Donadon e que defende o voto aberto. Por fim, avaliou que "a Câmara dos Deputados saiu menor nesse vergonhoso episódio".

Confira a lista completa dos omissos:

No site da Folha de São Paulo http://www1.folha.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário