Páginas

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Município toma providências para atenuar efeitos das chuvas em Natal




Monitoramento de lagoas, desobstrução de galerias e bocas de lobo e reparos em bombas de sucção são providências que estão sendo adotadas pela Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (Semdes), para atenuar o impacto das chuvas na cidade e, por conseguinte, na população. Nas últimas 24 horas, houve quatro ocorrências atendidas pelo Grupo de Ação de Emergência da Secretaria. 

Na manhã desta quarta-feira (3), a Defesa Civil e uma equipe da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) voltaram à rua Rio-Bahia, na comunidade do Jacó, no bairro das Rocas, na zona Leste, onde parte de uma residência ruiu e o imóvel corre risco de desmoronamento. A família foi removida na noite de terça-feira (2) para a casa de parentes. Mas hoje (3), voltou para o imóvel. No Jacó, as equipes também monitoraram outros imóveis que correm risco de desabamento. Em Mãe Luiza, a Defesa Civil, atendendo ao chamado da população, verificou também o risco de desabamento de residências construídas em encostas.

A Defesa Civil também está atuando na zona Norte. Na comunidade Nova República, equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) se deslocou para o local para desobstruir galerias pluviais e bocas de lobo. Conforme informações da Defesa Civil, sete ruas alagaram na comunidade. Outra equipe do Grupo de Ação de Emergência também vistoriou lagoas e tomou providências na Cidade da Esperança, na zona Oeste.

“As lagoas estão sob controle. Alguns reparos estão sendo realizados nas bombas. As nossas equipes estão monitorando. O risco maior é de transbordamento das lagoas. A Defesa Civil atua com equipes de plantão 24 horas. Outras estão de sobreaviso, caso haja necessidade”, informou o secretário adjunto da Defesa Civil e Direitos Humanos da Semdes, Urbano Medeiros.

Outros pontos considerados críticos e que mereceram ontem a presença da Defesa Civil foram as lagoas do Preá, Alagamar e São Conrado, que transbordaram. O Grupo de Ação de Emergência não atua apenas quando o problema ocorre, como em dia de chuva. O grupo trabalha também na prevenção, e já terminou a vistoria em 60 lagoas, abrangendo as quatro zonas da capital. O serviço constou de verificação de conservação das cercas, funcionamento das bombas de drenagem, identificação de lixo nas cercanias, e canalização clandestina de água servida para dentro das lagoas.

O trabalho da Defesa Civil está sendo desenvolvido com o apoio das Secretarias Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), de Mobilidade Urbana (Semob), do Trabalho e Assistência Social (Semtas) e do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Apesar do serviço de meteorologia da Emparn anunciar que nas próximas horas as chuvas tendem a diminuir, a Defesa Civil da Semdes conta com duas equipes de plantão e mais três de prontidão para prestar socorro. As chamadas podem ser feitas pelos telefones 190 e 3232.3538.

Fonte: http://www.natal.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário