Páginas

sábado, 27 de julho de 2013

JMJ 2013: Papa vai despedir-se do Brasil perante multidão recorde em Copacabana




O Papa Francisco vai encerrar hoje a sua primeira viagem internacional num dia em que preside à missa final da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro e se despede do Brasil.
Mais de três milhões de peregrinos são esperados na Praia de Copacabana para a chamada ‘missa do envio’, a partir das 10h00, um número semelhante indicado pelos organizadores relativamente aos participantes na vigília de sábado.
Segundo a Prefeitura (município) do Rio de Janeiro, esta foi a primeira vez que a praia recebeu uma multidão tão numerosa, já que o recorde anterior era de 2,3 milhões de pessoas.
A presidente brasileira Dilma Rouseff confirmou a sua presença e convidou outros líderes latino-americanos, entre os quais a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.
A celebração tem início com o hino oficial da JMJ executado por um coro de cantores religiosos de todo o Brasil, dirigido por sacerdotes que evangelizam através da música sacra.
No final da missa, o Papa vai abençoar e entregar a dez jovens uma pequena imagem do Cristo Redentor, símbolo da ‘cidade maravilhosa’, como sinal de envio missionário.
Francisco vai anunciar, em seguida, qual a cidade escolhido para a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude
O dia do Papa inclui, após o almoço, um encontro (16h00) com os 45 membros da comissão de coordenação do Conselho Episcopal da América Latina e Caraíbas (Celam), inserido no programa da viagem a seu pedido.
Francisco despede-se então da residência do Sumaré, que o acolheu desde segunda-feira, quando chegou ao Rio de Janeiro, e antes de chegar ao aeroporto reúne-se com os voluntários da 28ª JMJ, no Pavilhão 5 do Rio Centro.
Às 18h30, decorre a cerimónia de despedida no aeroporto internacional do Rio, com o último discurso do Papa em solo brasileiro, e a partida com destino a Roma pelas 19h00.
A chegada à capital italiana está prevista para as 11h30 locais (menos uma hora em Lisboa) de segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário