Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Governadora entrega tratores, implementos agrícolas e escrituras de terra em Rio do Fogo




A governadora Rosalba Ciarlini entregou à Associação Paraíso São Francisco, em Rio do Fogo, quatro micro-tratores, implementos agrícolas e 25 escrituras públicas individuais para agricultores atendidos pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A solenidade foi realizada na manhã desta quarta-feira (31), na Escola Municipal Ana Paiva Fagundes, na Comunidade Rural Punaú.

Na prática, a regularização de terra significa a formalização das propriedades rurais aos agricultores, que agora passam a contar com linhas de créditos específicas de apoio ao plantio, aquisição de novas máquinas e ferramentas de trabalho. A ação do Governo do RN aconteceu por meio da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) e Unidade Técnica Estadual (UTE/RN).

Segundo o secretário da Seara, Rodrigo Fernandes, a ação desta manhã é resultado do esforço do Governo do RN para criar condições e dar ao homem do campo a garantia de permanecer nas terras e de produzir com segurança. “Vamos continuar firmes e trabalhando para que os agricultores possam comprar a sua terra e melhorar a qualidade de vida da sua família”, disse o secretário, lembrando que desde 2011 a Seara já desenvolveu 116 projetos, correspondente a R$ 28 milhões, que beneficiaram 553 famílias.



A governadora Rosalba Ciarlini destacou a importância dos investimentos e declarou que os agricultores familiares precisam ser valorizados. “Sem o trabalho que é feito por esses homens e mulheres não haveria a vida nas cidades. A Seara está ajudando na regularização fundiária que é muito importante para os pequenos produtores rurais. Entretanto, vale lembrar que não estamos dando hoje apenas a escritura pública, mas também o registro do cartório”, comentou.

A governadora enfatizou o esforço do Governo do RN para a regularização fundiária ao falar sobre a entrega de 1 mil títulos de terra em Santana do Matos, na semana passada, além dos 1.200 títulos em Apodi.

O prefeito de Rio do Fogo, Laerte Paiva, observou que além do campo outras áreas do município foram beneficiadas e citou a entrega da estrada que dá acesso à praia de Pititinga, a entrega de dois ônibus escolares em fevereiro, bem como a doação de um terreno, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), para a construção de uma escola de segundo grau. O projeto está na fase de análise.

Na ocasião da formalização das terras também foram entregues os certificados a 104 jovens agricultores formados em 2012 e no primeiro semestre de 2013 pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo é ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Projetos

O superintendente do Banco do Nordeste, Francisco Carlos Cavalcante, declarou que “é um grande orgulho para nós aprovar projetos que irão beneficiar os produtores rurais. É uma quebra de paradigma. Este é o momento de uma mudança, a garantia de um futuro bem melhor”.

O presidente da Associação Paraíso São Francisco, Clóvis Dantas Muniz, comentou que a entrega dos micro-tratores e das escrituras públicas são um incentivo para que os agricultores continuem a produzir. “A nossa terra é alagadiça. Os grandes tratores não conseguem realizar o serviço e essas máquinas irão nos ajudar muito e não vamos mais precisar trabalhar para ninguém. A ação de hoje foi muito importante para nós”, encerrou o produtor.

Por Assecom/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário