Páginas

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Natal vai parar junto com o Brasil: Paralisação desta, quinta-feira, reivindica melhorias em diversos setores



O Dia Nacional de Luta, marcado para esta quinta-feira (11) sob coordenação da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), reúne em um só movimento pautas de reivindicação dos mais diversos setores do serviço público brasileiro. A concentração será a partir das 9h, em frente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e a expectativa é de que o percurso seja pela BR-101 até o Viaduto de Ponta Negra.
Em Natal foi convocada, na manhã de hoje (10), reunião com representantes dos servidores da Saúde em nível estadual e municipal, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bancários e petroleiros, entre outras categorias. Há, ainda, classes que apesar de não terem divulgado posicionamento com relação ao movimento, sinalizaram que existe a possibilidade de adesão, caso dos professores. A Polícia Civil adere às manifestações e interrompe as atividades por dois dias, quinta e sexta (11 e 12), em advertência. A decisão já havia sido tomada desde o último dia 2 de julho, em assembleia realizada na sede do Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sinpol).
A diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado (Sindsaúde/RN), Rosália Fernandes, explica que o protesto dos servidores da Saúde já estava agendado para o dia 11. “A nossa movimentação já estava marcada, mas quando houve o indicativo de que haveria uma paralisação nacional, resolvemos nos juntar aos outros setores através de um alinhamento nas pautas de reivindicação. Claro que existe uma ou outra divergência, mas estamos aqui para unificar o discurso e definir pontos em comum”, sentencia a diretora.
A pauta de reivindicações é unitária e abrange tópicos como a redução no preço e melhoria na qualidade dos transportes coletivos, aumento nos investimentos em saúde e educação, fim do fator previdenciário e aumento das aposentadorias, redução na jornada de trabalho, fim dos leilões das reservas de petróleo e das terceirizações e a reforma agrária.
Para o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Moacir Soares, o ato público é uma maneira de unificar os pontos de interesse de todas as centrais sindicais, visando a uma melhoria nas condições de trabalho para todas as categorias. “Será uma movimentação saudável e necessária. O Brasil vai parar amanhã. Essa foi a única maneira encontrada de chamar a atenção tanto do governo como da própria população sobre os problemas que a classe trabalhadora encontra no setor público. A insatisfação é geral e isso vai ser provado amanhã. Estamos esperando, só de associados, um número entre 15 e 20 mil pessoas, inclusive com várias caravanas vindas do interior do Estado”, contabiliza o sindicalista. A estimativa é que as manifestações sejam encerradas às 14h.
Engrossando a ação, os manifestantes da Revolta do Busão preparam um ato que defende a liberdade do uso de máscaras durante os protestos. O representante do coletivo de comunicação do movimento, Tiago Azevedo, argumenta que, da mesma maneira que ocorre no carnaval, essa liberdade de esconder o rosto também deve ser preservada durante os atos públicos. “Existem participantes que estão sofrendo discriminação, sendo perseguidos pela polícia, processados. A Constituição garante o livre direito à manifestação, então não podem proibir o uso de máscaras se no carnaval todo mundo usa”, declara.
Questionado sobre a mudança no posicionamento ideológico da Revolta do Busão, originalmente um movimento apartidário, um dos líderes, Alexandre Parazinho, explica que os partidos políticos vêm para somar à causa. “A única ressalva que fazemos é que não utilizem as manifestações como palanque, mas a presença deles [os partidos] é bem vinda”, afirma.
A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), juntamente com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN) e demais entidades reguladoras da atividade comercial na capital potiguar, recomenda funcionamento normal dos estabelecimentos comerciais em Natal.
As empresas de ônibus vão recolher a frota às 8h da manhã, de acordo com informações divulgadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sintro/RN). A assessoria do Shopping Midway Mall afirma que o centro comercial abre normalmente, mas a situação será analisada continuamente, com o objetivo de garantir a segurança de clientes e funcionários.
Fonte:Jornal de Hoje  www.http://jornaldehoje.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário