Páginas

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Prefeito abre oficialmente a 5ª Conferência da Cidade do Natal



O prefeito Carlos Eduardo abriu oficialmente nesta quarta-feira (19), a 5ª Conferência da Cidade do Natal que este ano tem o tema: “Quem muda a cidade somos nós – Reforma Urbana Já”. A solenidade aconteceu no auditório da Faculdade Câmara Cascudo e contou com a participação dos 140 delgados que foram eleitos, representando Gestores Públicos do Executivo e Legislativo do município; Movimentos Populares; Trabalhadores representados por suas entidades sindicais; Empresários; Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa, e as Organizações Não Governamentais.

Esse grupo vai se reunir nesta quinta-feira (20), das 8h00 da manhã as 18h00 horas no mesmo local, para discutir os seguintes temas: O Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária, Integração Setorial e Regional e Participação e Controle Social. Dessas discussões serão extraídas propostas que estarão contidas no relatório final da etapa municipal da 5ª Conferência das Cidades.

O chefe do executivo municipal exaltou a importância do momento, lembrando que a primeira conferência da cidade do Natal ocorreu em 2003, ano em que ele exercia o seu primeiro mandato como Prefeito de Natal. Carlos Eduardo recordou que daquelas discussões foram conquistados muitos avanços para a cidade como a elaboração dos planos municipais de drenagem, saneamento básico, mobilidade urbana e a revisão do Plano Diretor de Natal.

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, também destacou que os temas em debate são muito representativos, visto que as cidades brasileiras concentram a maioria da população do país e essa grande concentração provoca graves problemas. Ele disse que a Conferência é a oportunidade que os representantes desses vários seguimentos têm para sugerir, debater e criar propostas para preencher essas lacunas existentes nos principais municípios do Brasil: “A Prefeitura do Natal tem orgulho de comandar esse fórum que vai trazer muitas propostas consistentes para alavancar o desenvolvimento da nossa cidade”, enfatizou Carlos Eduardo.

O Diretor de Acessibilidade e Planejamento Urbano do Ministério das Cidades, Yuri Rafael Della Giustina, participou da abertura oficial da 5ª Conferência da Cidade do Natal e encerrou o primeiro dia do evento com uma palestra, abordando os temas que serão discutidos pelos delegados nesta quinta-feira. O representante do Governo Federal reforçou a importância da conferência, pois segundo ele é nesse momento que o Ministério das Cidades tem o retorno das políticas públicas implementadas pelo órgão. Yuri Della Giustina elogiou a iniciativa da Prefeitura do Natal que organizou um evento plural e com a participação de todos os seguimentos da sociedade civil: “Quando todos estes movimentos estão reunidos para discutir melhorias para a cidade temos a certeza de que o futuro desse município será promissor”, falou.

Nesta etapa municipal, serão escolhidos 40 delegados para representar a capital potiguar na Conferência das Cidades Estadual que acontecerá no mês de setembro. Essa etapa estadual será a oportunidade que os representantes natalenses terão para apresentar o relatório produzido na etapa realizada no município. No âmbito estadual, serão escolhidos outros 44 delegados que irão representar o Rio Grande do Norte na Conferência Nacional das Cidades.

Participaram da abertura do evento o secretário chefe do Gabinete Civil da Prefeitura do Natal, Sávio Hackradt, o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcelo Toscano e o secretário municipal de Habitação e Projetos Estruturantes, Homero Grec Cruz Sá.

Por SecomPMN

Nenhum comentário:

Postar um comentário