Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Produtores rurais recebem certificados de capacitação da Prefeitura do Natal





Na manhã desta segunda-feira, 27, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluísio Alves (Cemure), 250 produtores e produtoras da agricultura familiar de Natal e Região Metropolitana (Extremoz, Macaíba, Ceará-Mirim, Touros e Maxaranguape) receberam os certificados de capacitação para a implantação da feira popular de agricultura familiar. A entrega dos certificados foi promovida pela Empresa de Fomento e Segurança Alimentar (Alimentar), órgão da Prefeitura do Natal. O secretário municipal de Serviços Urbanos e presidente interino da autarquia, Raniere Barbosa, participou da solenidade.

De acordo com a coordenadora do curso, Nadjaluce de Carvalho Barros, a capacitação permitirá a estes produtores fornecerem seus produtos de forma direta. "O objetivo da Alimentar é viabilizar a presença dos agricultores capacitados no mercado local no eixo do programa da agricultura urbana e periurbana e na oferta de produtos na alimentação escolar municipal, dentro do Programa Nacional da Agricultura Escolar (PNAE)", ressaltou a coordenadora.

A agricultora Fátima Martins falou da importância do curso na geração de renda para os produtores rurais. "Com a qualificação, podemos participar das feiras e dos programas do governo, poderemos também vender nossos produtos com o preço melhor, sem a presença dos atravessadores, e assim termos mais condições de investirmos em nossas plantações", afirmou Fátima.

A Alimentar, com esta ação, visa a fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar. Segundo o diretor administrativo e financeiro da autarquia, Valdir Trindade, “este programa vai além do desenvolvimento da cultura de capacitação, pois teremos também o acompanhamento de funcionários da Alimentar como técnicos agrícolas, de veterinários e nutricionistas”. Como parceiros do projeto, a Alimentar tem a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), o Ministério de Desenvolvimento Agrário (Delegacia RN) e a Secretaria Municipal de Educação (SME).
Participaram da entrega dos certificados o Secretário da Semsur, Raniere Barbosa, o diretor administrativo da Alimentar, Valdir Trindade, a coordenadora do curso e  representante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Nadjaluce de Carvalho Barros, o Secretário De Agricultura de Macaíba, Francisco Maia,  representante dos professores do curso, Jefferson Luiz Lopes da Silva, representante dos agricultores e agricultoras, Fátima Matins e a presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Macaíba, Edinalva Trajano dos Santos.

Por AssecomPMN

Fonte:http://www.natal.rn.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário