Páginas

terça-feira, 7 de maio de 2013

José Adécio quer que governadora resgate ‘Projeto Curral’, de Agripino






O deputado estadual José Adécio (DEM) sugeriu na manhã desta quinta-feira que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) resgate o “Projeto Curral”, do governo José Agripino Maia (DEM), responsável pela “repovoação” do rebanho bovino dizimado na seca. No governo do democrata, houve seca que também exterminou parte considerável do gado. Na época, ele lançou o programa “Curral”, que tinha como objetivo facilitar a aquisição de novas matrizes para repovoar o campo de reses.
“Essa seca agora é mais cruel. O que posso dizer, de consciência própria, e reconhecimento: 50% ou mais do rebanho bovino do RN já morreu. Você imagina o prejuízo da economia, como é que se vai recuperar isso?”, questionou o deputado José Adécio, em entrevista à Rádio Cidade (94 FM). Ele afirmou que manteve contatos com a governadora Rosalba Ciarlini e com o secretário de Agricultura, com os quais tem dado sugestões no sentido de “copiar o que é bom”.
“Eu tenho dito à governadora e também ao secretário da Agricultura: é preciso uma tomada de posição e até lembrei copiar o que é bom. No governo José Agripino, quando teve a grande seca, criou-se imediatamente o ‘Projeto Curral’, quando se adquiriu novas matrizes para repovoar o rebanho bovino do Rio Grande do Norte”, disse o deputado José Adécio, que também é criador e diz sofrer os efeitos danosos da estiagem.
José Adécio disse que quem é do ramo sabe que no RN a pecuária não está tão avançada como está no Sudeste e no Sul, muito embora algumas raças estejam se adaptando no Norte. “No entanto, o gado criado pelos norte-rio-grandenses, é um gado comum, é a mestiçagem, e com isso é preciso que venha um repovoamento, porque uma rês ela pari no Nordeste e aqui no RN, depois de dois anos e meio, você pode vender o seu garrote ou então obter uma nova matriz, por isso essa seca é tão forte que precisa do governo estadual, dos governos municipais e, principalmente, do governo federal, com ação enérgica e imediata”, defendeu o parlamentar.

Fonte: Jornal de Hoje http://jornaldehoje.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário