Páginas

sábado, 20 de abril de 2013

Governo do Estado assina decretos para o desenvolvimento da pesca artesanal no RN





Na manhã deste sábado (20), a governadora Rosalba Ciarlini recebeu a visita do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, que veio ao RN para prestigiar e participar da assinatura de decretos que vão desenvolver e fortalecer a pesca artesanal do estado.

O evento aconteceu na colônia de pescadores Z-31, em Nísia Floresta e contou ainda com a presença do deputado federal João Maia; do secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Júnior Teixeira; do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo; do presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores, Abraão Lincoln e de dezenas de pescadores.

A assinatura do primeiro decreto prevê o licenciamento ambiental para o uso da água pela colônia de pescadores Z-52 (Upanema), para a prática de atividades de piscicultura em tanques de rede. Um outro decreto de outorga foi dado para garantir o abastecimento de água para a estação de piscicultura na barragem de Santa Cruz do Apodi.

O Governo do Estado vem cumprindo com o compromisso feito aos pescadores, de facilitar o processo de licenciamento ambiental da atividade da agricultura, com ênfase na piscicultura. Desde o início da atual administração já foram concedidas 16 outorgas de água, uma conquista importante para as comunidades que vivem da pesca artesanal.

Para o ministro Crivella, o momento agora é de festejar e lutar para que, no futuro, todos os pescadores do Brasil possam ter este mesmo direito que hoje foi assegurado por Rosalba Ciarlini. “Esse decreto é uma iniciativa da governadora e que fiz questão de vir e aplaudir, pois queremos levar para outros estados. Estamos desamarrando os nós para que o nosso país possa voltar a ocupar o seu lugar de destaque no cenário mundial como produtor de pescado. Com esses decretos queremos voltar a produzir milhões de toneladas de pescado”, destacou o ministro.

Com o objetivo de povoar a zona costeira e também as principais bacias hidrográficas do RN, o Governo do Estado realizou ainda a soltura de alevinos de beijupirá e de camarão pitu, para a manutenção e aumento do estoque natural pesqueiro para a consequente melhoria da renda das comunidades costeiras.


Por Assessoria\http://www.rn.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário