Páginas

sábado, 27 de abril de 2013

Governo apresenta projeto de novo hospital metropolitano de trauma



                                              Foto: José Aldenir

As Secretarias do Planejamento e das Finanças (Seplan), da Saúde Pública (Sesap) e da Infraestrutura (SIN) apresentaram, nesta sexta-feira (26), em audiência pública no auditório da Escola de Governo, o projeto de Parceria Público Privada (PPP) para implantação e operação de serviços não assistenciais do Hospital Traumatológico de Urgência e Emergência de Natal.

O projeto de implantação do novo hospital foi apresentado pelos secretários Obery Rodrigues Júnior, do Planejamento, e Luiz Roberto Fonseca, da Saúde, que responderam aos questionamentos sobre detalhes do contrato de concorrência pública. Conforme acentuou o Secretário de Planejamento, Obery Rodrigues, desde o edital de manifestação de interesse, publicado em 22 de agosto de 2012, várias etapas já foram cumpridas. A fase de consulta pública, que está em curso, se encerra no dia 07 de maio, após o que será aberta a licitação. As minutas de edital e de contrato da Concessão Administrativa para a construção e a operação de serviços não assistenciais do futuro hospital, estão disponíveis, por meio de download, no Link Consulta Pública PPP hospital, hospedado no sítio eletrônico do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

O secretário de Planejamento, Obery Rodrigues, informou que o Estado trabalha com três possíveis localizações para o novo hospital, em função de necessidades logísticas essenciais para esse tipo de atendimento, como a localização próxima a vias públicas importantes. Em entrevista, Obery Rodrigues explicou que o Governo optou pela Parceria Público Privada para construção e administração parcial do hospital, em razão das dificuldades do Estado em fazer novos investimentos, a exemplo do que ocorre com outras unidades da federação. No início da audiência, foi mostrado um vídeo do Jornal Nacional, da Rede Globo, sobre a eficiência do Hospital do Subúrbio, na Bahia, em operação na modalidade de Parceria Público Privado (PPP) há mais de dois anos.


O PERFIL DO HOSPITAL

O Hospital Traumatológico de Natal vai oferecer, na primeira etapa, prevista para entrar em funcionamento no final do primeiro semestre de 2014, serviços ambulatoriais e de pronto-socorro. No final do período de dois anos de construção, o Hospital Traumatológico terá 282 leitos, sendo 60 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e 10 salas de cirurgia. A unidade hospitalar terá ainda seis salas de reanimação, 12 leitos de estabilização, 54 postos de observação, 10 leitos de Hospital do Dia e seis salas de cirurgia, além dos serviços de Tomografia, RX e Ultrassom de Emergência, Hemodinâmica e Videoscopia.

O futuro hospital terá como especialidades: traumatologia e traumaortopedia adulto e infantil, neurologia e doenças cardiovasculares. Ao detalhar o funcionamento do Hospital, Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, disse que a nova unidade formará, junto com o Walfredo Gurgel, uma rede de atendimento de trauma “diferenciada”. O Secretário também destacou a importância dessa unidade para minimizar a patologia do trauma, que hoje é uma das três principais causas de mortalidade na Região Metropolitana de Natal. “Com esse modelo, estamos buscando a satisfação do servidor público e principalmente, dos usuários, que terão uma melhoria significativa da ambiência e dos serviços oferecidos”, falou o Secretário de Saúde, Luiz Roberto Fonseca.

Por Assecom

Fonte: http://www.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário